segunda-feira, 4 de abril de 2011

SEPPIR: 8 anos


         A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) foi criada no governo do ex-presidente da República do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Movimento Negro Brasileiro no nosso país.
         A data de criação da SEPPIR, 21 de março de 2003, tem um significado todo especial, uma vez que se celebra em todo o mundo o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
         A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com status de Ministério, tem como uma das finalidades de atuação, promover a igualdade e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos afetados pela discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra.
         Apesar de o brasileiro ser considerado um povo gentil, alegre e de fácil relacionamento, o que temos observado constantemente pela grande mídia nacional são atos de intolerância: religiosa, racial, social, sexual, etc., praticados por pessoas de diferentes classes sociais e idades.
         No dia 21 de março do corrente ano, participei em Brasília da comemoração dos oito anos de criação da SEPPIR.  Naquela ocasião, a Ministra Luiza Barros do SEPPIR lançou a campanha de combate ao racismo, intitulada: Igualdade Racial é pra Valer.
         A Ministra com um brilhante discurso chama a responsabilidade de toda sociedade brasileira para essa questão. Declara a ministra: “Promover a igualdade racial não é responsabilidade só do movimento negro ou do estado brasileiro, mas de todos. A responsabilidade é coletiva, todos devem sentir-se motivados a realizar ações, por menores que sejam, em prol do país que queremos, um Brasil sem pobreza e sem discriminação.”
A Ministra ainda ressaltou a importância da população não negra entender que a melhoria da qualidade de vida da população negra representa a melhoria da qualidade de vida de todos.
         Portanto, a criação da SEPPIR como um órgão do Estado Brasileiro responsável por definições de políticas e articulação na promoção da igualdade racial no nosso meio, foi e é um instrumento importante de conquista do Movimento Negro Brasileiro.
         É importante salientar também que a SEPPIR desenvolve igualmente um excelente trabalho junto a outras comunidades como: as indígenas e as ciganas.
         Apesar das conquistas do movimento negro, da criação da SEPPIR, das políticas governamentais, a verdadeira transformação só ocorrerá quando todos entenderem que todos nós somos iguais, independente das nossas diferenças.
        
Luiz Renato de Araújo Pontes
Pró-Reitor/UFPB

"A cor do sangue que corre em nossas veias é vermelha, independente da cor da pele. As diferenças existem, mas até nas diferenças, somos iguais: somos todos (as) seres humanos com direito à vida, a dignidade e ao respeito". Anadja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!