domingo, 17 de abril de 2011

Areia e o Centro de Ciências Agrárias (Areia, bela cidade da Paraíba)

A cidade de Areia, localizada em uma das regiões mais bonita do nosso Estado, o Brejo Paraibano, é sem dúvida alguma também uma das cidades mais importante da Paraíba.
Além das belas paisagens que podemos apreciar e o clima extremamente agradável, Areia representa e sempre representou, através de seus filhos, um pólo cultural e intelectual de nossa gente.
Terra que gerou nomes ilustres que se destacaram na Paraíba, no Brasil e no Mundo, como: Pedro Américo, José Américo, Dom Adauto Aurélio de Miranda Marques (primeiro Arcebispo da Paraíba), Abdon Milanes, Elpídio de Almeida, Álvaro Machado, Plínio Lemos, entre tantos outros.
O primeiro teatro da Paraíba, conhecido como “Theatro Minerva”, foi construído em Areia, 50 anos antes do teatro Santa Rosa, na capital do Estado. O que demonstra já naquela época a vocação artística, cultural e intelectual do povo areense.
O Theatro Minerva, além de palco importante de representação artística durante toda uma época, mais recentemente foi palco de varias oficinas de teatro dos festivais de inverno. Infelizmente, esses festivais não existem mais.
Os festivais de inverno, como um grande evento artístico e cultural, atraiam para cidade personagens de todo país e mesmo do exterior, representando um verdadeiro intercâmbio cultural.
Foi em um desses eventos que tive o prazer de conhecer Luiz Mendonça e participar de uma oficina de teatro dirigida pelo ilustre teatrólogo. Mendonça foi fundador do Movimento de Cultura Popular – MCP, no Recife, criado por Miguel Arraes.
Este ano, a cidade de Areia comemora o aniversário de 75 anos de criação do Centro de ciências Agrária (CCA) da Universidade Federal da Paraíba, um dos maiores instrumentos de desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da região,
O Centro de Ciências Agrárias (CCA) representa um dos Centros mais produtivos da nossa Universidade, com um corpo de professores e servidores técnico-administrativos qualificados, permitindo, assim, interagir e contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, intelectual e social da região.
O Ministro José Américo de Almeida, fundador da Escola de Agronomia, ao lado do Supremo Arquiteto do Universo, deve estar muito feliz em ver que as sementes por ele plantadas, cresceram e geraram frutos, alimentando e ajudando a fortalecer toda uma geração de jovens que garantem a perpetuidade de sua obra.
Parabéns a todos os que fazem o CCA e ao povo da cidade de Areia.
Luiz Renato de Araújo Pontes
Pró-Reitor/UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!