terça-feira, 12 de abril de 2011

Mais veículos - Luiz Renato de Araújo Pontes Pró-Reitor/UFPB

         A elevação do poder aquisitivo da sociedade brasileira e das facilidades de financiamento para aquisição de veículos tem exigido dos governantes encontrarem alternativas para evitar os constantes congestionamentos.
         Este problema, grandes congestionamentos do trânsito, era, até pouco tempo atrás, verificado apenas nas grandes cidades como: São Paulo, Rio de janeiro e Recífe. Entretanto, atualmente, podemos verificar que o mesmo está correndo em todas as cidades brasileiras, as grandes e as de porte médio, como João Pessoa.
         Na nossa cidade, a população tinha o privilegio de ir trabalhar e voltar para fazer suas refeições tranquilamente com a sua família e ainda tirar uma sesta, para depois ir trabalhar. Tínhamos tempo suficiente para ter uma excelente qualidade de vida.
         Atualmente, os hábitos dos moradores de nossa cidade, João Pessoa, começam a mudar. As pessoas já estão preferindo, ou sendo obrigadas, a permanecerem nos seus ambientes de trabalho. Evitando, assim, o stress de ter que ficar a maior parte do tempo aprisionado no trânsito. Além de ser obrigado a conviver com outros condutores, já estressados, fazendo manobras no trânsito e colocando em risco a vida deles e dos outros. Um verdadeiro caos.
         Este tema vem sendo bastante discutido pelos gestores públicos e nos diverso fórum especializados. Várias iniciativas vêm sendo tomadas em algumas cidades brasileiras: rodízio pelos finais das placas, elevados e viadutos, metrô, além de sugestões como, sobretaxar a gasolina, pedágios no centro da cidade, reduzir o número de vagas de estacionamento, entre outras.
         No Brasil, apesar do esforço do poder público, este problema parece estar longe de ser resolvido. Os nossos gestores públicos não “perceberam”, a tempo, que o nosso país é o paraíso das montadoras de veículos.
Ações políticas anteriores promoveram o desmonte da malha ferroviária do Brasil, obrigando a todos se locomoverem dentro e fora das cidades, através de veículos automotores, leves ou pesados.
Diferente das grandes cidades no mundo, como: Paris, Londres e Moscou, as nossas grandes cidades, como: São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, por exemplo, possuem uma rede de metrô insuficiente para atender as demandas da sociedade. Enquanto isso, a produção de veículos vem batendo recorde. Neste 1º trimestre teve um crescimento de 7,9%.

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