segunda-feira, 2 de maio de 2011

Universidade Federal Rural - PB

Excelente essa idéia para nosso Estado. Está na hora de nosso Estado ser contemplado com uma Universidade Federal Rural. (Anadja)
O Estado da Paraíba tem tradição na área de educação, no ensino fundamental, médio e universitário. Com relação ao ensino universitário, diferente dos outros estados Nordestinos, há muito tempo já existia universidade multicampi, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A UFPB possuía sete campi espalhados ao longo do Estado, de forma bem distribuída, nas cidades de João Pessoa. Campina Grande, Areia, Bananeiras, Patos, Sousa e Cajazeiras.
Com o desmembramento da UFPB em 2002, foi criada a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Assim, a Paraíba passou a ter duas Universidades Federais, que preservaram a estrutura multicampi. A UFCG abriu um campus na Região do Cariri, em Sumé, beneficiando a única Região do Estado que não possuía um campus de uma Universidade Federal.
Todas as regiões de nosso Estado passaram a ter um campus, seja da UFPB ou da UFCG, possibilitando dessa forma o acesso de todos aqueles jovens que não tinham condições para se deslocarem da sua região.
Durante o processo de desmembramento da UFPB ocorreram discussões acaloradas dentro e fora da Universidade. Posições divergentes eram colocadas e debatidas, até mesmo de forma emocional. Após nove anos do desmembramento, podemos constatar que a UFCG ampliou sua área de atuação através de novos cursos, expandiu sua atuação territorial nas diferentes cidades do interior da Paraíba, além de conseguir captar mais recursos para nosso Estado.
Na última semana, foi realizada em Areia uma sessão especial da Assembléia Legislativa da Paraíba para homenagear os 75 anos de criação do Centro de Ciências Agrária (CCA), propositura do Deputado João Gonçalves, ex-aluno daquele Centro. Naquele momento, o Deputado Tião Gomes, também ex-aluno, apresentou uma proposta de transformar o CCA da UFPB para Universidade Federal Rural.
O Diretor do CCA, Professor Dr. Djail Santos, em seu discurso, mostrou através de alguns dados a importância daquele Centro para a região e para o país. Até o momento o CCA já formou 2738 engenheiros agrônomos, 475 zootecnistas e 29 biólogos, além de ter titulado 535 mestres e 139 doutores.
Em seguida, o conceituado Diretor do CCA reafirma seu desejo de ver num futuro bem próximo a criação da Universidade Federal Rural, quando diz: “O sonho de uma Universidade Federal do Brejo Paraibano começa a se delinear”.
Este sonho deve ser sonhado por todos: comunidade universitária do CCA, classe política e sociedade do brejo paraibano. Como disse o poeta Raul Seixas: Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é uma realidade.

Prof. Luiz Renato de Araújo Pontes
Pró-Reitor/UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!