segunda-feira, 2 de abril de 2012

UFPBdoFuturo - chapa que tem Prof. Luiz Renato e Prof. Ricardo Lucena como candidatos a reitoria da UFPB

UFPBdoFuturo apresenta os FUNDAMENTOS DE GESTÃO E UNIVERSIDADE, propostos pela chapa que tem Prof. Luiz Renato e Prof. Ricardo Lucena como candidatos a reitoria da UFPB
A democratização como cultura de decisão pensada e executada como projeto coletivo e com o objetivo de tornar socialmente visíveis as ações universitárias de ensino, pesquisa e extensão;
A autonomia como fundamento de gestão, que a partir do autoconhecimento da realidade institucional torne possível estabelecer as prioridades e gerir os recursos em direção a objetivos gestados na comunidade e independentes de interesses externos;

A competência como necessidade e obrigação na qualidade das ações de ensino e produção do conhecimento, habilitando a instituição como referência para a população nas formações de quadros, de opiniões e de ações eficientes na sociedade;

A avaliação como movimento permanente, por dentro de cada curso/unidade de modo que, ao analisar-se historicamente, possa redefinir, se necessário, seus rumos e trajetórias, em constante projeção para o futuro;


Ações programáticas

    Implementar um  conceito de extensão que implique na superação da ação extensionista como consultoria empresarial ou assistencialismo comunitário;
    Elaborar programas com os objetivos de levar conhecimentos artístico, científico e tecnológico à sociedade como um todo e de atender às demandas de setores sociais específicos;
    Instituir "meios de inovação" – conjunto específico de relações com foco na produção de novos conhecimentos, produtos e processos;

    Promover relações profícuas com atores sociais inovadores (representantes dos poder público, empresários e trabalhadores) a fim de determinar bases para a superação de dilemas vividos pelas sociedades contemporâneas;
    Avaliar criticamente (a) a inter-relação entre desenvolvimento tecnológico e produção acadêmica, (b) o papel da universidade na difusão de novas tecnologias e como propulsora de políticas científicas, tecnológicas e artísticas, (c) as transformações no ensino e na pesquisa provocadas pela expansão dos recursos tecnológicos no ambiente universitário, (d) a gestão de tecnologia e inovação em instituições de conhecimento e a articulação com os diferentes setores da economia;


    Intensificar o apoio institucional aos programas em fase de consolidação e garantir as sustentabilidade/evolução de programas avaliados como excelentes;

    Manter programa institucional permanente dedicado à obtenção e alocação de recursos para recuperação, aprimoramento e modernização de laboratórios didáticos, salas de aula e bibliotecas, visando à adequação a novas tecnologias;
    Criar programas de inclusão e de permanência estudantil, combinando a valorização da escola pública com critérios socioeconômicos, padrões de qualidade acadêmica e processos de avaliação de méritos;

    Intensificar institucionalmente os programas da pós-graduação em fase de consolidação, assim como implementar ações que garantam a sustentabilidade e evolução dos  programas consolidados;
    Dotar o espaço acadêmico virtual da Universidade em seus vértices de ensino e pesquisa, tanto no campo presencial como a distância, com novos modelos de comunicação e utilização integrada das modernas tecnologias de informação;

    Promover a internacionalização dos feitos acadêmicos da Universidade a fim de permitir uma maior projeção e integração no cenário internacional, valorizando o conhecimento gerado e inserindo-o à crítica de padrões internacionais de qualidade, o que resultará em fortalecimento institucional;

    Qualificar os profissionais técnico-administrativos por meio de programas específicos, sem perder de vista as peculiaridades e as demandas das diferentes Unidades universitárias e dos segmentos envolvidos. Isso significa implementar política de recursos humanos voltada fundamentalmente à motivação e à valorização pessoal;

    Criar um novo sistema administrativo para as atividades-meio da Universidade que compatibilize o crescimento das suas atividades-fim, consolidando as alterações já implantadas e ampliando os programas de descentralização e desburocratização, com maior delegação de competências e autonomia executiva e decisória às Unidades e Órgãos da Universidade.


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