segunda-feira, 16 de abril de 2012

Conselho de desenvolvimento e Universidade - Luiz Renato

   Todo país ou região desenvolvida sempre tem uma grande universidade que contribui de forma efetiva para o seu desenvolvimento. São nessas instituições que podemos encontrar os diferentes pensamentos nas áreas de interesse da sociedade contemporânea, através do desenvolvimento de novas teorias, metodologias e pesquisas nos diferentes campos de atuação.
    A importância das universidades como instituições indutoras do desenvolvimento econômico, cultural e social pode ser visto ao redor do mundo. Uma das formas de conhecer um país ou uma região é conhecer as universidades ali localizadas: sua forma de atuação, seus quadros, sua organização, sua qualidade acadêmica, seu modelo de gestão, sua integração com a sociedade, enfim; esse conjunto, entre outros, reflete diretamente no crescimento individual e coletivo da sociedade que ela está inserida.
    As universidades têm como base o tripé ensino, pesquisa e extensão. No contexto, universidade como indutora de desenvolvimento, todos os três pilares devem buscar a máxima qualidade, sensibilidade para as novas demandas da sociedade contemporânea e forma de interação.
    Há sete anos propus a criação do Conselho de Desenvolvimento da UFPB como um dos instrumentos de integração da universidade com a sociedade. Esse conselho seria composto pelas representações governamentais, Estado e municípios, organizações não governamentais, representação das federações empresariais, sindicais, dos conselhos das diferentes categorias profissionais, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos administrativos.
    Realizei a primeira reunião, onde todos os convidados marcaram presença. Isso mostrou o interesse da sociedade em interagir com a universidade, mas infelizmente e equivocadamente a atual gestão da UFPB não institucionalizou o nosso conselho.
    A institucionalização destes conselhos é de fundamental importância para a integração das universidades com a sociedade, além de colocar essas instituições como os agentes líderes capazes de aglutinar os diferentes atores do desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

Luiz Renato de Araújo Pontes

É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

Conheço a importância de conselhos com essa organização/estrutura, compostos por orgãos  governamentais e não governamentais. A institucionalização desses conselhos, seja nas universidades, saúde, educação e em outras áreas são de grande importâncias na construção de políticas e ações voltados ao desenvolvimento de uma sociedade, principalmente porque neles há uma diversidade de riquezas de práticas, saberes e experiências, integrando Governo e sociedade civil organizada. Anadja

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!