quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Uma questão de valores e educação doméstica:


Uma questão de valores e educação doméstica:

Trabalho infantil: Aos 13 anos de idade, me dei conta de que meu pai não podia me dar as coisas que uma jovem adolescente precisava, pois éramos 06 irmãos. Então pedo a meu pai e minha mãe para vender revistas da avon, hermes..... Meus pais disseram: minha filha, realmente não podemos dar tudo que vc precisa. Se quiser trabalhar para comprar o que não podemos te oferecer, tudo bem, mas, desde que continue a estudar, pois só com estudo vc será alguém na vida. Então fui a luta e não foi na prostituição. Trabalhei, estudei e conclui meus estudos. E foi assim com meus irmãos também.Aprendemos a ser responsáveis.
Bullying: Eu e meus irmãos passamos por essa situação na escola. Mas meus pais sempre nos dizia: se algum coleguinha aborrecer, xingar ou querer briga, conte a professora ou vá a direção da escola, ou se vc não conseguir resolver me diga quando chegar em casa para eu tomar as providências. E assim acontecia, nunca saímos atirando ou batendo em ninguém. Aprendemos a nos defender.
Pisa: sempre que eu e meus irmãos fazíamos uma trela, dependendo da situação, ou ficávamos de castigo depois de ouvir aquele sermão, ou levávamos uma pisa de cipó (de galho de árvore ou cinturão), onde o local era nas pernas, obviamente antes tinha o velho e bom sermão. Meus pais sempre diziam: melhor vcs levarem um pisa/corretivo de seus pais do que apanhar na rua e da polícia mais tarde. Aprendemos a respeitar o próximo e a levar uma vida mesmo que de luta, mas, honesta;
Na escola:Estudamos a vida toda es escolas públicas. Apesar das dificuldades, tivemos ótimos professores. Aprendemos a respeitá-los mesmo quando contestávamos algo. Só passávamos de ano quando realmente aprendíamos a lição/matéria......caso contrário ou éramos reprovados ou, recuperação, então tínhamos que estudar pra valer. Considerávamos nossos professores pessoas sábias. Nunca ameaçamos nossos professores, mesmo quando descordávamos de algo;
Censura: Com certeza tínhamos hora de dormir, não podíamos frequentar lugares impróprios para menores, bebida alcoólica e cigarro nem pensar (meu pai dizia: enquanto estiverem aqui em casa é para respeitar o que digo). Como tod@ adolescente, fazíamos umas besteiras escondidas, mas, com consciência de que estávamos fazendo errado. Assistir TV? certos programas nem pensar. Tínhamos hora para dormir e antes pedíamos a benção (até hoje).



Essas coisas sempre existiram, mas os valores morais eram mais respeitados e a educação doméstica era o ponto de partida. Essas questões não são exclusividade do mundo moderno, mas, eram tratadas de forma diferente, mais leve, mais natural. Hoje qualquer coisa desse tipo "pode provocar problemas na personalidade da criança/adolescente". De fato, o que vemos hoje sã adolescentes ociosos que não podem trabalhar por conta do ECA, mas, estão se drogando, matando, roubando e se prostituindo nas ruas, bebendo, dirigindo de forma irresponsável. Na escola, ameaçando e agredindo professores quando estes chamam a atenção do aluno, seja pelas notas ou comportamento na sala de aula. Enfim, quem quiser pode discordar do meu ponto de vista, mas, foi assim que aprendi a enxergar o mundo, a vida. Para mim a liberdade deve estar sempre associada a responsabilidade, caso contrário vira libertinagem, anarquia, caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!