sábado, 28 de janeiro de 2012

JK Rowling - criadora da saga do bruxinho Harry Potter


A vida de  Joanne Kathleen Rowling (JK Rowling), a criadora da saga  do bruxinho Harry Potter. 

A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Ela se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.
Desde cedo a autora cultivava o gosto da leitura, e vários escritores despertaram na menina o desejo de ser uma escritora. Durante a infância ela nutria um amor incondicional por seus avós paternos, seus prediletos. Sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling faleceu quando a garota tinha apenas 9 anos. Em sua homenagem, Joanne adota seu nome, representado pela letra ‘K’, para completar seu nome artístico – J.K. Rowling.
Atendendo aos apelos de seus genitores, a criadora de Harry Potter cursou Língua e Literatura Francesa na Universidade de Exeter, ao invés do curso de língua inglesa que pretendia fazer. Após sua graduação, ela deu sequência à formação na capital francesa, aí permanecendo durante um ano. Voltando à Inglaterra, começou a trabalhar na Anistia Internacional em Londres, como secretária bilingue e investigadora. Ansiando por concretizar seu sonho de escrever, deixou o cargo e foi para Portugal no ano de 1991.
Neste país ela dava aulas de Inglês à tarde e à noite e, pela manhã, costumava escrever nas mesas dos cafés do Porto, cidade em que permaneceu por cinco anos. Neste ritmo ela deu início a sua trajetória literária, mais especificamente à criação de sua saga. Ela preservaria a rotina de escrever nos bares, mas seu livro, o primeiro Harry Potter, só foi concluído depois que ela se divorciou do marido, o português Jorge Arantes, e seguiu com sua primogênita para Edimburgo, na Escócia.
Foi uma longa jornada até que Harry Potter e a Pedra Filosofalfosse aceito pelo mercado editorial. A autora teve que realizar um ‘tour’ por diversas editoras, e em 1994 experimentou a miséria e um estado depressivo, até a Bloomsbury decidir lançar sua primeira obra como mais uma na galeria da literatura infantil. Quando enfim ele foi publicado, em junho de 1997, Joanne ministrava aulas de francês. O sucesso foi instantâneo, vieram os primeiros prêmios no campo dos livros para crianças. Ela conquistou até mesmo a premiação de Livro Infantil do Ano, concedido pelo British Book Awards.
Ao negociar seus direitos como autora para os Estados Unidos, por cento e cinco mil dólares, valor inigualável para uma escritora em início de carreira, ela pode deixar as aulas e se devotar integralmente ao restante da saga Harry Potter. Sua obra prosseguiu a trajetória ascendente, mantendo-se sempre nos primeiros lugares entre os livros mais vendidos, tanto na categoria infantil, quanto na adulta.
Os fãs cresceram a cada volume, especialmente quando a saga foi convertida para as telas dos cinemas, em 2001, ampliando ainda mais as vendas dos livros. A ansiedade dos leitores era tanta, que Rowling teve que ceder as suas pressões e antecipar o lançamento do segundo volume, Harry Potter e a Câmara Secreta, de setembro para junho de 1999.
A terceira parte, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam, publicada neste mesmo ano, em setembro, conquistou ainda mais prêmios e um sucesso ainda maior. Em 2000 Rowling publicou Harry Potter e o Cálice de Fogo e negociou seus direitos literários com uma famosa empresa cinematográfica, cedendo assim os primeiros volumes para lançamento nos cinemas.
Depois vieram Harry Potter e a Ordem da Fênix, em 2003, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, em 2005, e Harry Potter e as Relíquias da Morte, em 2007.  Hoje ela é a escritora mais rica e poderosa do Planeta, e pode assim converter sua fortuna no auxílio à luta contra enfermidades, a desigualdade e a miséria do mundo. Sua obra já foi traduzida para sessenta e quatro idiomas, e a revista Forbes a considerou, em 2004, a primeira criadora literária a conquistar bilhões de dólares com esta atividade.
Em 2001 ela se casou novamente, com o anestesista Neil Michael Murray, com quem teve dois filhos, David e Mackenzie, além de Jessica, do primeiro matrimônio. Em fevereiro de 2009, ela obteve das mãos de Nicolas Sarkozy, presidente francês, a divisa de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/J._K._Rowling
http://magiasdeharrypotter.blogs.sapo.pt/4163.html

Criadora de Harry Potter conta seus segredos
Criadora de Harry Potter conta seus segredos
Mariana Della Barba
20 de Setembro de 2002

Dinheiro traz felicidade? Não para a criadora de Harry Potter. Em entrevista ao jornal inglês The Times, a segunda mulher mais rica da Inglaterra (a primeira é a Rainha) confessou que vem sofrendo horrores nos últimos tempos. Isso porque há três anos ela vinha enfrentando na justiça americana um processo de plágio.
O veredicto saiu esta semana. Joanne K. Rowling venceu. Foi absolvida de todas as acusações feitas pela escritora americana Nancy Stouffer. A principal delas era que Rowling teria copiado a palavra "muggle" (trouxa, indivíduo não-bruxo) dos livros de Stouffer. A autora americana acabou sendo condenada por ter agido de má fé e falsificado evidências e terá de arcar com os custos do processo.
Toda vez que escrevia "muggle", Rowling tinha de levantar do computador e dar uma voltinha para o nervoso passar (talvez seja por isso que o quinto livro esteja demorando tanto pra sair). "Era como se uma mulher aparecesse do nada dizendo que era a mãe da minha filha, mas agora as nuvens negras passaram, o pesadelo acabou", disse J.K. aliviada.
Mas as boas notícias para a autora não param por aí. Ela contou também que está grávida e que seu segundo filho (ou filha) deve nascer em março. Rowling se casou com Neil Murray, um anestesista de 31 anos, em uma cerimônia secreta no fim do ano passado, na Escócia.
Porém, para os de fãs de Harry Potter, a notícia mais importante não é o resultado do julgamento, nem a gravidez, mas sim a possibilidade de poder ganhar o quinto livro da séria no próximo Natal. Isso mesmo, a autora deixou escapar que talvez termine o livro antes do fim do ano. Mas fez questão de deixar claro que a decisão sobre a data do lançamento é da editora, não dela. Difícil acreditar que eles perderiam a chance de colocar Harry Potter e a Ordem da Fênix nas livrarias para o Natal. É tudo que milhões de crianças (e adultos) espalhadas pelo mundo pediram a Deus, ou melhor, ao Papai Noel.

Joanne Kathleen Rowling, criadora de Harry Potter

Davies, Frank. “Joanne Kathleen Rowling, criadora de Harry Potter”. Sunday Gazette-Mail (Charleston, SC), 14 de novembro de 1999.

WASHINGTON – Joanne Kathleen Rowling, criadora do fenômeno literário Harry Potter, adquire com uma expressão de tédio quando ela ouve as mesmas perguntas: Qual o seu segredo? De onde vem a sua inspiração?”.
“Se eu soubesse de onde ela vem, eu teria ido morar lá”, ela brincou durante uma recente aparição no National Press Club. “A maioria das idéias apenas aparece, embora em algumas eu realmente tenha que trabalhar um pouco”.
E o que falar sobre o seu incrí­vel cortejo? Seus três primeiros livros de Harry e suas fantasmagóricas aventuras na Escola de Magia de Hogwarts atingiram o topo das listas de mais vendidos com mais de 7 milhões de cópias só nos EUA. Mas ao contrário de “Star Wars“, “Tarzan” ou “Pokémon” isso não é resultado de uma máquina mundial de publicidade.
Isso é trabalho de uma pequena escritora inglesa, 34, que estava desempregada há alguns anos atrás e se sentava curvada numa mesa de uma cafeteria de Edimburgo inventando Harry e seus amigos. Ela confiava apenas em sua irmã. E foi recusada por várias editoras.
Bloomsbury lhe deu uma chance, mas deixou o nome da autora como J.K. Rowling, pois os garotos não se interessariam em ler o livro se eles soubessem que ele foi escrito por uma mulher.
Por que é tão popular? “Já me perguntaram isso inúmeras vezes”, ela disse, rindo. “Eu não quero analisar isso. Não tenho uma iluminação mágica. E eu não escrevo com um grupo foco dentro da minha cabeça”.
Numa cena própria de um rock star ou um herói dos esportes, Rowling foi cercada de jovens fãs do Press Club, numa viagem de duas semanas aos Estados Unidos. Ela assinou mais de 400 livros, e mostrou um humor inocente e um estilo natural pra responder as perguntas das crianças e seus pais:
Aviso aos que querem ser escritores: Leia o máximo que você puder. Entenda que muito do que você vai escrever é lixo. Preserve.
Aviso aos pais dos jovens escritores: Não lhes diga que o que eles escrevem não é realista.
Sobre a série Harry Potter: Vou escrever sete livros. Quando eu terminar só posso esperar uma certa tristeza. Serão 13 anos de trabalho.
Sobre o destino de Harry: Eu sei o que vai acontecer com o Harry no livro 7, mas eu não vou te contar — ele tem uma agenda cheia, pobre garoto.
Como ela teve a idéia do Quadribol, o esporte jogado em cima de vassouras e parte central das histórias: toda sociedade secreta precisa de um esporte, então eu decidi por esse perigoso jogo. Como cricket, o quadribol pode durar anos e anos até o pomo de ouro ser pego.
Sobre se Harry e sua amiga Hermione vão namorar quando eles crescerem: Não, mas eu não vou responder isso pra mais ninguém — nem mais uma palavra.
A febre Harry Potter pode crescer mais ainda. O quarto livro deve sair no próximo ano e o filme do primeiro livro, Pedra Filosofal, deve sair pela Warner Bros. em 2001.
Alguns crí­ticos reclamaram da magia e da violência, mas Rowling disse que ela escreve livros éticos com Harry, Rony e Hermione como crianças boas por natureza.
Além disso, ela acrescentou: Se você quiser proibir todos os livros que tiverem magia ou algo sobrenatural você jogaria fora três quartos da literatura infantil.

Traduzido por: Milla Parkinson em 18/01/2006.
Revisado por: Patrí­cia Abreu em 07/05/2007 e por Vinicius Alvarez em 20/02/2008.
Postado por: Fernando Nery Filho em 04/05/2007.
Entrevista original no Accio Quote .

Que mente brilhante, criativa, fantástica dessa mulher Joanne Kathleen Rowling. Virei sua fã incondicional. Eu amo de paixão filmes de ficção, aventuras, feitiçaria, bruxaria, de ETs, universo.... Assisto até hoje, várias vezes os filmes de Harry Potter. Gostaria de um dia poder conversar com  J K Rowling (sem os holofotes da mídia) para entender o universo de sua mente que deve ser fantástico. Ela deve ser uma pessoa fantástica. Anadja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!