terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"Mente vazia: oficina do diabo"

Hoje, assistindo o jornal, numa das reportagens, o jornalista ao entrevistar um empresário o mesmo afirmou que as vezes abrem vagas para contratação de novos funcionários e algumas vagas ficam abertas por mais de um mês por falta de mão de obra qualificada. Eu acho isso uma contradição imensa. Ao mesmo tempo me pergunto? se há problemas com falta de mão de obra qualificada para o mercado e por outro lado um monte de gente desempregada querendo uma oportunidade,  essas empresas deveriam selecionar seus candidatos de acordo com o perfil (e isso da para identificar através de entrevistas e análise curricular) e qualificar o pessoal. Em certos casos as vezes falta a experiência profissional, mas, existe o interesse, a perspectiva de futuro, o conhecimento teórico e as vezes falta o teórico mas tem o prático. Acredito que as empresas deveriam desenvolver sua política de RH de modo a absorver a mão de obra no mercado e, moldá-la de acordo com os interesses da empresa. Vejo isso como investimento. Assim dois problemas seriam resolvidos: diminuição do desemprego e diminuição da falta de mão de obra qualificada. Exemplo: Se eu tenho uma empresa que está precisando contratar novos funcionários, se estes preenchem alguns requisitos, mas, ainda não são qualificados, como eu preciso, vou contratá-los e qualificá-los para atender as necessidades de minha empresa. Mas, acontece que a maioria dos empresários só pensam nos lucros, em investir o mínimo e ganhar mais. Ocorre que não percebem que o desemprego, a falta de oportunidade, a falta de apoio e de credibilidade, tudo isso contribui gradativamente com a violência urbana, como uma bola de neve. Você pode até ganhar mais investindo pouco, mas, acaba gastando muito com sistemas de segurança.  "Mente vazia: oficina do diabo". Anadja Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!