segunda-feira, 28 de março de 2011

Sistema Inovação - Luiz Renato de Araújo Pontes - Pró-Reitor/UFPB


Estamos vivendo uma época em que a evolução e as transformações sociais, econômicas e científicas ocorrem de uma forma tão rápida que exige de todos nós, indivíduos, empresas e governos, estejam preparados para nos inovar constantemente para não nos tornarmos “dinossauros” no mundo onde exige, cada vez mais, agilidade e competência nas ações.

Para acompanhar esta evolução, a palavra inovação tem sido a chave para abrir as portas do mundo moderno e competitivo. Nesse sentido, é importante e fundamental o trabalho de cooperação entre os diferentes atores: empresarial, governamental, universidades e centros de pesquisa.

Na semana passada, do mês em curso, participei, a convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, de um Workshop para discutirmos o tema: Sistema Regional de Inovação. Nesta discussão, tivemos a oportunidade de conhecer, discutir e interagir de forma bastante aberta como essa questão vem sendo encaminhada nos Estados brasileiros e a experiência da Espanha.

É importante salientar que embora todos reconheçam a importância da inovação no processo atual de desenvolvimento, social e econômico, como fator importante de competitividade, e a necessidade imprescindível de parcerias para que todos possam avançar, a implantação de um sistema regional de inovação exige um esforço e uma abertura muito grande de todos os atores envolvidos.

Questões importantes sobre a participação do Estado, das Universidades, das Empresas, políticas públicas, entre outras foram abordadas.

Entre as questões levantadas e discutidas envolvendo as empresas e as universidades, duas delas foram bastante discutidas: as empresas possuem grande dificuldade em formular demandas técnicas e a dificuldade de transferência do conhecimento científico e tecnológico pelas universidades

A questão das empresas terem grandes dificuldades em formular demandas técnicas talvez seja em função de não existir, ainda, em algumas empresas, uma cultura de inovação que exige profissionais preparados para elaborar constantemente questionamentos científicos e tecnológicos.  

Na questão que envolve transferência do conhecimento científico e tecnológico pelas universidades para as empresas, acredito ser importante a criação de um Fundo de Financiamento de Pesquisa, criado pela Confederação Nacional da Indústria, objetivando pesquisas aplicadas ao setor industrial.

Este fundo poderá ser mais um instrumento de aproximação dos pesquisadores com as empresas, facilitando, assim, a transferência do conhecimento cientifico nas Universidades Brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!