segunda-feira, 2 de julho de 2012

Moralidade pública - Prof. Luiz Renato

Enquanto a farra dos desvios de dinheiro público continua acontecendo, enquanto pessoas que depredam o dinheiro público esbanjando riquezas e ostentações, a exemplo da esposa do tal Cachoeira que falou numa entrevista em um programa de TV que gastou R$ 500,000,00 para mobiliar e reformar uma casa que morou apenas 03 meses. eu uma trabalhadora honesta, estou sem dinheiro para arcar com as minhas despesas básicas (comida mesmo) durante o mês de julho. O que recebi de salário mal deu para pagar algumas despesas básicas. Além disso estou com 04 pessoas desempregadas e só eu trabalhado para o sustento de minha família. E olhem que eles já entregaram currículos em tudo que é lugar aqui em João Pessoa. Isso é revoltante, cada vez mais percebo que só tem vez neste País os desonestos!!!!!! Anadja

Moralidade pública

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do ex-senador paraibano, Roberto Cavalcanti, que estende os princípios da lei ficha limpa para o preenchimento de cargos públicos, tanto efetivos quando comissionados. Entretanto, a matéria ainda terá que passar por dois turnos de votação no plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
A iniciativa do ex-senador Roberto Cavalcanti foi bastante louvável, e tem o apoio de toda sociedade brasileira, haja vista que as instituições públicas brasileiras têm sido o alvo para pessoas desonestas desviarem recursos para si e seus apadrinhados. Verdadeiras quadrilhas criminosas espalhadas pelo país inteiro, formada por “empresários”, “políticos” e “agentes públicos”, têm sido desbaratadas por ações conjuntas do ministério público e polícia federal. O que observamos é que a cada escândalo e farra com o dinheiro público descoberto um novo escândalo estoura em outro Estado ou mesmo em outro setor da administração pública.
Estamos acompanhando pela mídia a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), intitulada a CPI do Cachoeira. Esta CPI analisa o provável envolvimento do empresário Cachoeira com parlamentares e funcionários públicos que se utilizavam do tráfico de influência para transferência de recursos em benefícios próprio. As facilidades de como essas pessoas operam é impressionante, além do cinismo de alguns envolvidos no processo. Tudo é feito na certeza da impunidade no nosso país. Nesse caso, até um Senador, Demóstenes Torres, considerado o paladino da moralidade, é acusado de ser a ponte de Cachoeira com os setores e órgãos do governo.
Aqui na Paraíba novamente o Estado passou a ser notícia em todos os telejornais do país inteiro com mais um novo escândalo envolvendo agentes públicos, prefeitos e secretários, presos por envolvimentos com desvio de dinheiro público. A operação intitulada Pão e Circo, em função da utilização de eventos festivos para desvios de recursos, teve como saldo a prisão de três prefeitos e vários funcionários públicos que ocupavam cargos comissionados.
Apesar de todas essas ações espetaculares do Ministério publico e Polícia Federal as pessoas envolvidas são presas por uns dias e depois voltam a desfilar na sociedade, esbanjando riquezas com o dinheiro desviado.
A ficha limpa para o servidor é um passo importante na moralidade pública; todavia, precisamos de punições mais duras contra os depredadores públicos.
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!