terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasil primitivo - Prof. Luiz Renato

 Infelizmente tenho que concordar com o artigo abaixo. Numa abordagem diferente, tenho postado algumas reflexões e opiniões sob minha ótica. Realmente está muito difícil viver em nosso País, principalmente pela falta de sugarança e o aumento da violência gerada por bestas fera. Anadja

"O povo brasileiro tem uma característica importante, que é a facilidade de se aproximar e conversar com as pessoas que estão em volta, como se fossem amigos de longas datas. Esta semana, ao me deslocar ao centro da cidade de João Pessoa, para comprar um objeto que eu estava precisando, tive a oportunidade de conhecer uma pessoa que estava na loja, e antes da vendedora nos atender, falamos sobre diversos assuntos da atualidade. Em um determinado momento meu “neo-amigo” disse: olha meu caro, o Brasil é um país primitivo.
A afirmação que o Brasil é um país primitivo me deixou intrigado. Tentei argumentar que o nosso país está entre as seis potências econômicas do mundo. Avançamos muito na questão social, embora ainda se tenha muito que fazer. O Nordeste, que era uma região problema, nos últimos anos, foi à região que mais cresceu. Enfim, o Brasil é outro país, tem uma nova cara. Para minha surpresa, o meu interlocutor concordou com tudo, fazendo apenas uma ressalva.
Segundo ele, é inquestionável que o Brasil avançou. Ninguém de sã consciência pode dizer o contrário. A não ser que seja uma discussão política entre situação e oposição. Para a situação tudo está bom, para a oposição nada presta. Mas, no Brasil, geralmente, se você prestar atenção, as pessoas não dialogam para resolver as suas diferenças. Parte-se sempre para a brutalidade. Por qualquer coisa puxa-se uma arma, seja um revolver, uma faca, enfim, o que tiver carregando no momento. Uma discussão que poderia ser resolvida de forma civilizada termina em agressão física.
Depois dos argumentos do meu neo-amigo. Fiz uma retrospectiva sobre a violência no Brasil. Inúmeras pessoas já morreram em uma discussão no trânsito. Motoristas carregam armas em seus veículos sem nenhuma necessidade. Se a arma não estivesse ali presente, com certeza não teria morte, levando infelicidade para a família do “criminoso” e para a família da pessoa atingida.
Existe brutalidade maior que uma pessoa, não importando a idade, ser agredida nas ruas por bandidos que levam os seus pertences. Verdadeiras feras soltas no meio da sociedade. Um país onde certas pessoas não têm vergonha de serem presas por corrupção. Ao contrário acham que são mais espertos que os outros.
Enfim, conclui dizendo para meu interlocutor: o Brasil não é um país primitivo. É um país de feras, onde a bestialidade prevalece".
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!