segunda-feira, 23 de julho de 2012

Eleições limpas

 
Desde as primeiras eleições, após a abertura democrática no Brasil, que observamos a evolução do processo eleitoral em todos os sentidos: comportamento do eleitor, comportamento do político, atuação dos Tribunais Regionais Eleitorais, organização de campanha, enfim, mudanças importantes para termos eleições civilizadas, embora tenham ainda um longo caminho a percorrer.
As eleições no Brasil, que para uns era uma festa democrática, não passava de um grande tumulto. Carreatas patrocinadas pelos partidos políticos, arregimentando carros de todas as maneiras, para mostrar ou tentar impressionar os eleitores e os adversários. Os comitês distribuíam vales gasolina para quem tivesse disposto a seguir a carreata. Tinha proprietários de carros que participavam de todas as carreatas, não importava quem era o candidato, o importante era encher o tanque de gasolina, e durante a carreata davam uma escapulida.
No dia da eleição, o tumulto era ainda maior, carros contratados a disposição dos candidatos percorriam toda cidade, em alta velocidade, levando e trazendo os eleitores para votarem. Alguns eleitores só tinham o direito à ida, quando procuravam os carros para retornarem para as suas casas, esses já tinham desaparecido. O eleitor perdia a sua importância, após já ter votado.
O local de votação tornava-se um inferno. Cabos eleitorais abordavam as pessoas desde a chegada, indo levar o eleitor até quase dentro da cabine eleitoral. Era um desrespeito total com as pessoas, além do constrangimento causado pelas abordagens muitas vezes agressivas. Sem falar na sujeira que eles deixavam. Espalhavam santinhos, papeis com a foto e o numero do candidato, por todos os lados, numa verdadeira agressão a cidade e ao meio ambiente.
Havia também o comercio dos muros das residências. Aquelas residências que estavam bem localizadas, os muros tinham um valor maior no mercado eleitoral e eram bastante concorridos. Os postes também eram outros lugares bem concorridos, praticamente todos os candidatos colavam suas propagandas ali. No outro dia da eleição, a cidade estava toda emporcalhada de propagandas políticas pelo chão, postes e muros. Você via uma cidade verdadeiramente suja.
Como inovações apareceram os showmicios, outra agressão. Bandas contratadas tiravam o sossego dos moradores da região, ninguém conseguia dormir.
O processo eleitoral foi evoluindo, e nas eleições, certos abusos foram desaparecendo. Esperamos, agora, que o eleitor tenha evoluído, votando em candidatos que sejam honestos e competentes. Só assim teremos uma eleição verdadeiramente limpa.
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

Temos que considerar e reconhecer a relevancia desses avancos muito bem citados e avaliados no artigo acima. Agora espero que ocorra mais duas mudancas nas proximas eleicoes: Um canal de TV exclusivo para propagandas eleitorais onde o cidadao eleitor fique a vontade para optar se quer assistir ou nao em determinado dia e hora; e o voto facultativo onde o cidadao leitor esteja a vontade para decidir se quer votar ou náo. (neste pequeno texto est[a faltando alguns acentos, devido a um problema no teclado do meu PC).
Anadja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!