segunda-feira, 21 de maio de 2012

Criar as condições - Luiz Renato de Araújo Pontes


Recentemente, uma matéria sobre o talento dos inventores mostrou como pessoas talentosas podem contribuir com a qualidade de vidas dos seus semelhantes até mesmo salvá-las.

O renomado Adib Jatene, médico-cirurgião, ministro da saúde no governo Fernando Collor e no de Fernando Henrique Cardoso, foi um dos entrevistados. Ele é respeitado internacionalmente e responsável por inovações na medicina, como a cirurgia de coração em recem nascidos, que leva seu nome, e do primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Durante a matéria, Adib Jatene com muita simplicidade e elegância falou dos seus inventos, inovações e como muitas vezes a necessidade desperta o talento na busca de encontrar soluções. A fala dele, para o bom observador, foi além de uma apresentação de inventos e inovações, mas sobretudo uma lição de vida.

Em vários momentos ele nos ensina que não devemos ficar parados, sem agir, esperando que nos dêem as condições que nós desejamos. “Eu sou contra esse negócio de dizer que eu não faço porque não me dão condições. Se você é capaz de fazer, você cria as condições: Você vira e mexe arruma e vai tocando.” Essa frase de Jatene me fez lembrar a época em que eu realizava o meu doutorado, na França. Devido à demora na entrega de um instrumento importante para a o meu trabalho, improvisei um com os materiais que eu tinha no laboratório. Quando meu orientador viu aquele invento funcionando, ele disse: é impressionante como o brasileiro tem talento para criar, mesmo sem as condições ideais.

O pensamento de Jatene deve ser seguido em todas as circunstâncias: no trabalho e na vida pessoal. A maioria das pessoas fica estagnada no primeiro obstáculo, esperando sempre as melhores condições para avançar. Resultado, essas pessoas não avançam e o que é pior passam a se lamentar e como justificativa para a falta de iniciativa para a inércia, culpam os outros.

Em outro momento da entrevista nosso renomado médico-cirurgião diz: eu nunca discuto problema, tem gente que se perde na discussão do problema. Eu só discuto solução. Esse é outro ponto de vista interessante, focar suas energias na solução e não ficar girando em torno do problema. Algumas pessoas chegam até a serem completamente improdutivas, colocando o foco apenas no problema e desta forma não conseguem avançar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!