terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Colonização de Marte – Mito ou verdade?


A população mundial está crescendo, já somos 7 bilhões. Para especislitas habitar apenas um planeta é arriscado, ainda mais porque estamos sujeitos à uma catástrofe em larga escala poderia levar a extinção de todos os seres humanos, como por exemplo, a explosão de uma estrela Magnetar liberando radiação em forma de raios Gama e X, o choque do nosso planeta com um corpo celeste vagando no espaço sideral, e etc. É claro que isso é apenas hipóteses, embora não sejam descartadas de que um dia isso poderá acontecer. A princípio quem nunca ouviu falar nesse assunto pode até achar um absurdo, mas saiba que a colonização de Marte é o foco de muitos estudos feitos pela NASA.
Seria impossível viver em Marte sem a ajuda de algumas tecnologias, a radiação o ar rarefeito são apenas alguns dos elementos em que tornaria a vida do ser humano muito difícil. Já ouviu falar no projeto Biosfera 2? Localizado no Arizona – Estados Unidos, tem como foco a recriação do nosso meio ambiente. O projeto biosfera 2 teria como um modelo da maneira como seria a vida em Marte, a fim de garantir que pudéssemos viver em um ambiente tão hostil quanto o do planeta vermelho.
O projeto Biosfera 2 teve consigo uma recriação bem completa de biomas, dentre eles: uma floresta tropical úmida, um “oceano artificial” com 4.000.000 litros de água, um pantanal, um deserto, e uma savana.

O grande problema

Um dos problemas de se colonizar outros planetas, tal como Marte, é que isso poderia custar muito dinheiro, e quando eu digo muito, é muito mesmo! Não apenas com o investimento em tecnologias, mas também para a construção de toda a estrutura que seria necessária, isso sem contar a grande hipótese de fracasso.
Marte é um planeta bem semelhante a terra em alguns pontos, fizemos abaixo uma lista com algumas comparações interessantes, veja só:
  • Um dia solar em Marte tem 24 horas, 39 minutos e 3til5.244 segundos.
  • Possui também uma área de superfície bastante semelhante a do nosso planeta sendo 28.4% a da Terra, somente menor no quesito porção de terra arenosa (que são de 29.2% da superfície da Terra)
  • Embora muito menor que a da terra, podemos dizer que Marte possui uma atmosfera, o que corresponde a 0,7% da atmosfera terrestre, o que possibilita alguma proteção contra a radiação solar.
  • Os estudos recentes têm revelado que o planeta tem a quantidade de todos os elementos químicos necessários para oferecer suporte à vida.
Podemos encontrar também grandes calotas de gelo especialmente no pólo norte do planeta, a água também foi encontrada em latitudes mais baixas. Diferente do grande espaço em que ocupamos aqui, teríamos que viver em algo bem limitado, se caso algum dia, chegássemos e colonizar Marte. Tendo uma visão otimista da situação, fazer a terraformação de Marte demoraria em média 2 séculos, isso porque ela é ainda, apontada como a mais fácil do sistema solar.

Primeira viagem tripulada a Marte

Já em 2020 poderemos ter a primeira viagem tripulada a Marte. Não chegaremos a pousar na superfície, os estudos serão feitos por aparelhos automáticos controlados a partir da órbita, esse projeto é conhecido comoMarte-500! Já foram selecionados astronautas que inclusive estão em fase de treinamento para a viagem que tem como previsão durar 490 dias, sendo que 250 dias correspondem à viagem de ida e o restante, à de volta.
É difícil dizer se a colonização de Marte vai ou não acontecer, ainda mais porque não apenas o planeta vermelho é alvo para um futuro abrigo aos seres humanos, estudam também essa hipótese em relação à Lua. Enfim, se você tem curiosidade de saber mais sobre as tecnologias já disponíveis e os futuros planos, veja  no documentário do History Channel muito bacana sobre a colonização de Marte, vale à pena conferir:  http://www.turistamalemolente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!