segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Amor a natureza - Luiz Renato de Araújo Pontes


Amor a natureza

A natureza é tema de cientistas, poetas, escritores, políticos e de todos aqueles conhecidos como amantes da natureza. Mahatma Gandhi, pacifista e idealizador do Estado indiano moderno, para mostrar a importância da natureza para o homem e o mundo, diz: “Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.
Sou um amante da natureza. Tenho o habito de me acordar cedo. Nos primeiros raios de sol já estou de pé. Gosto de ficar vendo os pássaros cantando e dando vôos rasteiros no jardim de minha casa, entre as plantas e árvores que compõem aquela paisagem. Ao meu lado também apreciando o balé dos passarinhos estão os meus pequenos cachorros. Invejando, no bom sentido, de não podermos desfrutar da capacidade de voar.
Após esse breve espetáculo da natureza, caminho solitário pelas areias da praia, sem a presença dos meus pequenos animais de estimação, apreciando um novo espetáculo: o vai e vem das ondas do mar, sob o olhar do sol. Toda essa sinfonia regida certamente pelo Criador.
Contrário ao pensamento que diz: “penso, logo existo”, eu não penso em nada, apenas interajo e é exatamente nesse momento que mais existo, pois me torno uno com a natureza.
Após estes momentos de contemplação, sou provocado pelo meu espírito de professor e pesquisador: Por que a natureza tão bela e tão importante para a nossa própria sobrevivência, continua sendo destruída pelo homem?
O homem interage cada vez menos com a natureza. Isolado no seu mundo utilitarista, a pressa passou a ser sinônimo de eficiência, não há tempo para contemplação. Vive mais no mundo virtual, em frente de seus computadores, isolado do contato e da troca de energia.
É preciso reeducar o homem. As nossas escolas precisam implantar em seus programas, eventos, onde nossos estudantes possam interagir frequentemente com a natureza. 
Os poderes públicos precisam ampliar espaços urbanos, onde as pessoas possam ter um maior contato com o meio ambiente. Desta forma, acredito que o ser humano vai reencontrar o contentamento e o amor a natureza.
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

Esse é um dos temas que adoro. Ao ler esse texto eu me imaginei fazendo o mesmo percusso, como se eu estivesse lá. Amo a natureza e, apesar de ser uma assídua internauta, nunca deixo de apreciar e usufruir do que a natureza nos proporciona. Seria muito interessante as escolas implantarem programas e eventos  para que os alunos possam interagir mais  com a natureza. Quanto aos espaços urbanos que promovam maior contato com o meio ambiente, precisam sim serem ampliados. São ações  fundamentais  para que possamos preservar nosso respeito, zelo  e admiração pela natureza. Anadja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!