segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Salvem a creche da UFPB - Luiz Renato de Araújo Pontes

Salvem a creche da UFPB

“Salvar as turminhas da creche” foi o apelo de uma mãe ao tomar conhecimento, em uma reunião com a direção da creche-escola da UFPB, de que a direção terá que fazer, por falta de condições, fortes alterações. Em 2012, a creche-escola vai oferecer apenas uma turma do maternal I e outra do Pré II, que funcionarão em um único turno e fechar o 4º e 5° ano, totalizando 60 vagas a menos.
A creche-escola teve início em 1989 e atende aos filhos dos servidores da UFPB, estudantes e os filhos das comunidades no seu entorno.
Inicialmente, a creche foi formada por uma equipe interdisciplinar da UFPB e professores pertencentes ao governo do estado, através de um convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Em 1994, a creche-escola recebeu para o seu quadro de pessoal, professores vindos do extinto território de Roraima, da Legião Brasileira de Assistência (LBA), extinta no Governo de Fernando Henrique Cardoso, e de outras instituições.
As creches têm um papel importante no desenvolvimento das crianças. O psicólogo clínico e psicanalista uruguaio Victor Guerra, diz: “A creche é um continente, um universo que promove uma construção da rede de cuidados sobre toda a família. Tem a função de educar, conduzir ao exterior, aperfeiçoar a criança para que ela possa desenvolver seu próprio ponto de vista. Tem que permitir a narrativa corporal, a subjetivação da criança, que é o seu desenvolvimento cognitivo, por via corporal e da fala”.
Infelizmente, a creche-escola da UFPB não vem tendo a devida atenção por parte dos dirigentes máximo da instituição. Desde a existência da creche-escola, a UFPB não realizou um único concurso para atender as suas especificidades.
É importante que a Reitoria da UFPB encontre uma solução definitiva para evitar que a cada ano a creche-escola feche turmas, impossibilitando, assim, a boa formação dessas crianças, sem contar ainda na falta de apoio ao excelente quadro de profissionais da creche escola.
Deveria, sim, a UFPB depois de mais de 20 anos de criação da creche, ter avançado na formação de um Colégio de Aplicação que serviria de campo de experimentação na área do ensino fundamental e médio, estágio para as diversas licenciaturas e promoção da formação integral dos alunos. Ao invés de presenciarmos, lamentavelmente, ainda, os pais suplicando para salvar as turminhas da creche.
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

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