segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Universidade e integração - Luiz Renato de Araújo Pontes

Universidade e integração
As Universidades como instituição de ensino, pesquisa e extensão devem buscar todos os caminhos para que possam interagir e contribuir efetivamente com a sociedade: governos, organizações não governamentais, setores empresariais, comunidades, etc., sempre na perspectiva de promoverem o desenvolvimento econômico e social sustentável da região onde elas estão inseridas.

Na última semana, realizamos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) através do Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos, o primeiro Salão de Integração Universidade Setor Produtivo da Paraíba. Quando idealizamos esse evento tínhamos a certeza da importância dessa iniciativa como uma grande oportunidade da comunidade universitária poder apresentar as suas produções acadêmicas científicas e tecnológicas e o setor empresarial apresentar as suas demandas.

Idealizado o Salão de Integração Universidade Setor Produtivo, restava-me, como coordenador do evento, dialogar com os prováveis parceiros. Para minha alegria, tivemos o apoio imediato do setor empresarial, governo federal, estadual e municipal, dos bancos estatais, todos representados através das diferentes Instituições: Fiep, Faepa, Fecomercio, Sinduscon, Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Empreenderpb, Ministério de Integração, DW eventos e Banco do Nordeste.

Durante três dias aproximamos os professores, pesquisadores, estudantes, servidores técnico-administrativos, empresários, governo, bancos e a sociedade através dos debates de diferentes temas e reuniões setoriais. Um momento rico que com certeza o seu desdobramento resultará de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social sustentável para o nosso Estado.

Entendo que as universidades, como instituições também indutoras do desenvolvimento, devem e têm condições de liderar o processo de integração entre os diferentes setores da sociedade organizada.

A representante do Ministério de Integração, Doutora Adriana Melo, coordenadora geral do Programa Especial da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério, em sua fala, após apresentar os diferentes programas do Ministério de Integração, destacou a importância do evento e citou como exemplo a possibilidade de desenvolvermos conjuntamente os arranjos produtivos no semiárido: “Acreditamos que a sustentabilidade desses programas passa, obrigatoriamente, pela oferta de conhecimento das universidades, principalmente em relação à inovação tecnológica e esse evento tem enorme importância nesse sentido, porque aqui estamos intercambiando as informações e, acredito que, lá na frente, poderemos desenvolver diversos arranjos produtivos no semiárido”.
O evento mostrou que estamos no caminho certo em buscar efetivamente a integração dos diferentes setores organizados da sociedade, em prol do nosso desenvolvimento econômico e social sustentável.
 Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!