domingo, 11 de setembro de 2011

O Administrador - Luiz Renato de Araújo Pontes

Em nove de setembro de 1965 foi assinada a lei nº 4.769 que criou, oficialmente, a profissão do administrador no Brasil. Nesta data comemora-se o dia do Administrador.
Segundo a lei no seu artigo 2º defini que a atividade profissional do Administrador será exercida, como profissional liberal ou não mediante: a) pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior; b) pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexos.

Como podemos observar as atividades atribuídas a esses profissionais lhes revestem de uma grande importância e responsabilidade na vida das organizações e instituições como fator preponderante no sucesso das mesmas, pois é esse profissional que tem a responsabilidade de planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades e processos no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das instituições e organizações repercutindo consequentemente no desenvolvimento da sociedade em geral.
O mundo mudou e cada vez mais se exige que as instituições e as empresas sejam geridas sem amadorismos e com extremo profissionalismo, pois somente as organizações e instituições inovadoras e empreendedoras sobrevirão no mundo globalizado e competitivo.

Não será o tamanho nem o nome tradicional que irá garantir a sobrevivência das organizações, mas formas inovadoras, ágeis e competentes com que ela responde as demandas da sociedade e do mercado.

É preciso que as instituições e empresas busquem também cada vez mais ampliar suas redes de parcerias dentro de uma visão, cujos parceiros possam crescer num verdadeiro espírito ganha-ganha baseados em princípios éticos.
 Nesse sentido é importante que as instituições de ensino superior adquiram igualmente essa cultura do fortalecimento de parcerias, pois é através dessas parcerias que poderão viabilizar oportunidades para que os profissionais das diferentes áreas, empresários e estudantes tenham contato com as mudanças e evoluções no mercado de trabalho. 

Gostaria de parabenizar a todos os administradores pela sua importância no desenvolvimento das instituições, das organizações e do país e aos estudantes dos cursos de administração, futuros administradores de sucesso.

Luiz Renato de Araújo Pontes
Pró-Reitor/UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!