quinta-feira, 7 de março de 2013

Sucesso Musical - Professor Luiz Renato de Araújo Pontes

Se não fosse trágico seria cômico. Realmente, As músicas que hoje fazem sucesso infelizmente não possuem conteúdos de qualidade. Muitas delas fazem apologia  às bebedeiras (consumo de álcool), ao sexo sem responsabilidade, a falta de pudor, a falta de respeito com as pessoas, culto  à exibição de corpos (homem e mulher), e por ai vai. A matéria abaixo descreve bem essa realidade. Se essas músicas fazem sucesso é porque tem público, infelizmente.
 
Sucesso musical
O sucesso pode ser visto como uma realização própria de alguém ou de um grupo, que pelo seu esforço atingiu com êxito os objetivos esperados naquilo que se prontificou a realizar. Todos aqueles que pretendem alcançar o sucesso precisam de foco, determinação, disciplina, coragem, autoestima, entre outras qualidades. Entretanto, podemos observar, em alguns casos, que o sucesso aparente de determinadas pessoas não passa de um instrumento fabricado por terceiros, utilizando-se de um bom marketing, com objetivo de ganhar dinheiro.
Na semana passada, sábado à tarde, resolvi ficar assistindo televisão. Na busca por uma programação que me agradasse sai passando de canal em canal. Em um determinado momento, escutei quando o apresentador de um programa falou que ninguém mudasse de canal, pois, após o intervalo, ele iria apresentar os maiores sucessos da música e da atualidade.
Aquilo me chamou a atenção. Como gosto de música, atendi ao apelo do apresentador. Fiquei esperando para ver as revelações artísticas e os sucessos musicais. Após passar todo o intervalo publicitário, o apresentador, com sua voz estridente, começou a chamar os cantores.
Na sequência da apresentação apareceu de tudo, cantores com todo tipo de aparência e estilos. Só não apareceu, no meu entendimento, qualidade musical. Muito barulho e pouca composição, além do apresentador com suas intervenções contribuir com o tumulto musical.
A cada apresentação concluída, o apresentador fazia uma pequena entrevista que era tão ruim quanto às músicas que ele chamava de sucesso musical. Num determinado momento, ele perguntou ao jovem se ele já tinha viajado para outros lugares. O jovem orgulhoso de seu desempenho respondeu que já tinha feito quatro apresentações na Europa. Fiquei sem acreditar. No velho continente Europeu, espaço da cultura, também tinha quem escutasse aquilo. Fiquei surpreso quando ele falou que a música, que ele chama de Bara Bará Bere Berê, foi a que abriu as portas para ele.
Antes de sair, o jovem cantou a música que abriu as portas para ele. A única coisa que consegui escutar foi Bara Bará Bere Berê. Infelizmente, os contratos comerciais (jabá) estão impedindo que os nossos jovens cresçam escutando música de qualidade, que poderia efetivamente ser chamada de sucesso musical.
Luiz Renato de Araújo Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!