segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mangabeira e sua influência - Prof. Luiz Renato de Araújo Pontes



O bairro de Mangabeira está comemorando seu aniversário de 30 anos de fundação. Mangabeira representa mais do que um bairro na cidade de João Pessoa, sobretudo um novo modo de vida social e econômica, que a população da capital paraibana passou a conviver ao longo do tempo.

João Pessoa, entre as capitais brasileiras, sempre resistiu a ter uma cara da modernidade, mantendo sempre seu ar e comportamento provinciano, apesar do seu progresso.   Talvez, a primeira obra que sinalizou o crescimento de João Pessoa foi à construção de um viaduto no centro de João Pessoa, em 17 de julho de 1970, na gestão do então prefeito Damásio Franca. O projeto teve a assinatura do renomado arquiteto Mário Di Lascio.

Novos bairros foram surgindo em varias localizações da cidade, deslocando o pessoense cada vez mais para perto do litoral. Entretanto, a estrutura geográfica e o modo de vida da população continuavam a mesmo.  A Cidade era dividida socialmente e economicamente em três partes. O centro da cidade, considerado comercial, os bairros, onde a grande maioria da população habitava e as praias, local de lazer dos domingos.

Na configuração, centro, bairros e praias, a economia da cidade girava no centro: lojas, farmácias, hospital, colégio, bancos, restaurantes, enfim, tudo acontecia no centro da cidade. Os bairros serviam apenas para que as pessoas pudessem se acomodar nas suas residências e a noite colocar as cadeiras nas calçadas para dialogar com os amigos da redondeza. Nesta época, não tinha a violência que nós vivenciamos hoje. A vida social era mais tranquila.

 A fundação de mangabeira muda essa relação do pessoense com o centro da cidade. Mangabeira, com uma população superior a 80 mil habitantes, deixou de ser um bairro apenas residencial e passou a ter vida própria: socialmente e economicamente. Ir para o centro também deixou de ser a necessidade e costume predominante do povo de João Pessoa. Após a influência de Mangabeira, praticamente todos os bairros na nossa capital passaram a ter vida própria.

 Mangabeira, na zona sul, tornou-se uma cidade dentro de outra cidade, obrigando aos nossos gestores a repensarem uma nova organização do transporte urbano. Não é possível mais um ônibus circular atravessando toda cidade para chegar ao centro da capital, tornando a vida das pessoas que utilizam este transporte uma “via crúcis”. É preciso que os ônibus circulem apenas dentro dos bairros, dando maior conforto e agilidade para os usuários, integrados com os ônibus dos bairros vizinhos. Parabéns Mangabeira.

Luiz Renato de Araújo Pontes 

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