segunda-feira, 26 de março de 2012

Vida de estudante - Luiz Renato de Araújo Pontes

A vida de estudante requer uma dedicação e disciplina para que o mesmo consiga atingir os objetivos desejados. Todos aqueles que vivenciaram esses momentos como estudantes sabem que muitas vezes é preciso renunciar aos encontros com os amigos nos finais de semana e outras atividades, visando melhor se preparar para uma prova ou outra atividade na semana seguinte.
         Durante a fase do ensino fundamental e médio temos o apoio frequente dos pais ou familiares que nos ajudam até no deslocamento para as escolas, seja a pé, de moto, de bicicleta, de carro, não importa o meio, nem a condição social, tem sempre alguém ali, ao lado, dando proteção e orientação.
         Terminada essas fases do ensino fundamental e médio, o estudante se depara com outra experiência que é a realização do ensino superior. Nesse momento, o aluno tem que decidir por um curso que venha a atender aos seus sonhos de se tornar um profissional competente e capaz de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
         O governo federal promoveu à interiorização das universidades públicas, aumentando, assim, a possibilidade dos jovens das diferentes cidades do interior do país terem acesso ao ensino superior. Entretanto, nem sempre, naquela universidade tem o curso que o estudante deseja, sendo ele obrigado a se deslocar para outro centro, a fim concretizar seu objetivo. Nesse sentido, as dificuldades começam a surgir para os estudantes que pertencem a famílias menos favorecidas. As despesas com moradia, alimentação, transporte, entre outras podem acabar com o sonho de muitos jovens.
         As universidades públicas brasileiras não têm uma politica de assistência estudantil capaz de atender a demanda necessária para que os jovens de baixo poder aquisitivo possam com dignidade se manter na instituição. A falta de vagas nas residências, além da péssima manutenção das mesmas, restaurantes universitários insuficientes, entre outras, tornam difícil a permanência dos alunos mais necessitados na universidade.
         Não basta aumentar o número de vagas e interiorizar as universidades públicas. É preciso dar as condições para que os estudantes possam se manter na instituição com dignidade.
          
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!