quinta-feira, 20 de maio de 2021

DEVANEIOS E REFLEXÕES, BUSCANDO ENTENDER ????

 


As vezes fico olhando para a imensidão do mar, o azul do céu e me pergunto: será que somos só nós mesmos? Se sim, por que? Que mistérios nos envolvem? Qual o nosso merecimento para estarmos aqui? Afinal, somos seres cheios de sentimentos muitas vezes ruins, ainda fazemos guerras, matamos uns aos outros, agredimos, magoamos, maltratamos nosso lar (terra), valorizamos muito o ter em detrimento do ser e por ai vamos. Mas, Sei que somos seres ainda em evolução e também creio que não somos os únicos na imensidão do universo. Obviamente as questões colocadas acima sempre pairam na minha cabeça, contudo, refletindo racionalmente, entendo que falta muito ainda para que o homem, através da ciência possa responder a essas questões, mesmo sabendo que algumas delas, a ciência jamais responderá. Porém, estamos aqui, nós seres humanos (com muitos desumanos), errando e acertando, ou pelo menos tentando acertar. 

Sobre meus questionamentos, a Doutrina Espírita para mim tem a melhor forma de responder e explicar, e,  com muita racionalidade. Não somos sozinhos  nesta imensidão universal, os processos de reencarnação existem para tentarmos resgatar dívidas e evoluir enquanto seres humanos. Por que existimos ou, merecemos existir? Essa pergunta  só Deus sabe a resposta. 

O fato é, se cada pessoa buscasse estudar os ensinamentos que embasam a Doutrina Espírita, talvez pensasse melhor na prática de seus atos, atitudes/ações/nos valores defendidos e praticados, na forma de vida/viver, nos sentimentos cultivados, enfim, pensaria bem antes de qualquer ação, já que toda ação tem uma reação. Por tanto, acredito que Deus não castiga ninguém, ele é justo, então a justiça se faz. 

Apesar de crer no que aqui escrevo, digo que  verdadeiramente é muito difícil mudar hábitos e  vícios nocivos tanto  a mim quanto ao meu próximo. Mas, o importante é dar o primeiro passo e buscar apoio, ler, participar de grupos de estudos, enfim, começar. Cabe a cada pessoa buscar se melhorar, pelo menos tentar melhorar em alguns aspectos que julgar necessário. 

O tipo de sentimentos que cultivamos e praticamos, os valores que defendemos tudo tem ligação direta com a nossa saúde física, mental e espiritual. Buscar mudanças não é simples e nem tampouco fácil, mas, necessário. O conhecimento nos leva a refletir sobre nós mesmo sobre o que queremos (para si e para o outro), é um processo de re-construção/ re-avaliação/auto-reflexão, mas, tudo aos poucos, devagar e sempre. Cada pessoa tentando se melhorar e conseguindo aos poucos, coletivamente também mudamos/melhoramos tanto fisicamente, mentalmente e espiritualmente e, conseqüentemente,  cuidamos mais e melhor do nosso planeta.


20/05/2021

 Anadja Rios


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se preferir!