segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Museu da pessoa - um projeto espetacular!

Gente,
Andei visitando este site e achei um projeto espetacular. É um espaço onde você pode deixar sua história de vida (pessoa física ou jurídica) e se perpetuar no tempo. Vou colocar minha história brevemente. Deixo como sugestão para quem tiver interesse, possa visita-lo e também deixar sua história registrada. Por se tratar de um projeto sem fins lucrativos uma das formas de sua manutenção é através de doações. Então, quem quiser conhecer melhor e/ou colaborar também, veja as  orientações abaixo.

Anadja Rios

“Como Apoiar
O Museu da Pessoa transforma histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas e povos. Acreditamos que ouvir o outro muda seu jeito de ver o mundo.
O Museu da Pessoa é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) sem fins lucrativos, que se mantém por meio de programas e projetos realizados em parceria com a iniciativa privada e do apoio de pessoas, instituições e governos.
É possível apoiar o Museu da Pessoa como pessoa física ou jurídica. Sua doação possibilitará que o Museu da Pessoa continue disseminando e preservando seu acervo e possibilitando que outras pessoas registrem suas histórias”. http://www.museudapessoa.net.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 2144-7159 ou pelo e-mail: parcerias@museudapessoa.net


Chás poderosos para baixar a pressão alta

Três chás poderosos para baixar a pressão alta
Por Daiane Silva
Mantenha seu coração com saúde | Imagem: Reprodução
hipertensão, conhecida como pressão alta, é um problema muito sério e silencioso que atinge centenas de pessoas, muitas delas nem sabem que sua pressão arterial está alterada, até que sofrem alguma crise. Aliás, chama-se pressão arterial porque osangue é transportado para todo o corpo através das artérias e estas, oferecem maior pressão do que as veias, que são quem trazem o sangue novamente ao coração.
Quando o coração se contrai, a pressão nas artérias é a sistólica e quando ele dilata é a diastólica, se medirmos a pressão, teremos sempre dois valores: 120 por 70 ou 12 por 7, por exemplo. Isso significa que a sistólica está em 120mm de mercúrio e a diastólica está em 70mm de mercúrio, ou seja, coração contraído a 120mm e distendido em 70mm. Quando a sistólica está entre 130 e 140, significa que há alteração e ela é chamada de arterial normal-alta, assim como a diastólica entre 85 e 90. Esses casos já são um alerta para que a pessoa comece a observar melhor sua pressão e, surgindo maiores alterações, procurar investigar as causas deste aumento.

Mas, por que aumenta?
A hipertensão primária, que é quando não se sabe a causa, é a que mais ocorre (cerca de 95% dos casos) quando não há sintomas ou evidências do que possa ser causador dessa elevação. Já em casos mais raros, ela é causada por doenças, como problemas de rins e supra-renais e também por algum tumor.
Fatores de risco para a elevação da pressão são:
·         obesidade;
·         hereditariedade;
·         estresse;
·         alimentação deficiente, com excesso de sal;
·         abuso de álcool;
·         tabagismo.
Alguns chás medicinais são excelentes para manter um tratamento natural e prevenir a elevação da pressão.
Veja três receitas que podem ajudar a manter os problemas bem longe!

Chás para lhe ajudar a ficar saudável | Imagem: Reprodução
·         EMBAÚBA: é uma árvore brasileira e suas folhas são muito indicadas no controle deste problema. Basta fazer uma infusão, utilizando uma xícara de água fervente e uma colher de chá das folhas de embaúba picadas e secas. Deixar descansar por dez minutos, coar e tomar três xícaras desse chá por dia.
·         ALHO: é comprovadamente um bom remédio natural para o caso. Amasse um dente de alho e ferva por três minutos numa xícara de chá de água. Aguarde amornar, coe e beba. Devem ser bebidas uma xícara a cada doze horas.
·         MELISSA OU ERVA CIDREIRA: além de calmante natural, a planta também ajuda a controlar a pressão. Ferva junto com duas xícaras de chá de água: 1 colher de chá de folhas picadas de erva cidreira e 1 colher de chá de folhas frescas de maracujá. Aguarde amornar e coe. Beba uma xícara três vezes ao dia.

Chá de hibisco para pressão alta
O chá de ervas para pressão alta é um excelente remédio caseiro para baixar a pressão, pois é constituído por hibisco, que tem propriedades anti-hipertensivas, diuréticas e calmantes, margarida e alecrim, que também têm ação diurética e calmante.
Ingredientes
·         1 colher (de sopa) de flores de hibisco
·         3 colheres (de sopa) de folhas secas de margarida
·         4 colheres (de chá) de folhas secas de alecrim
·         1 litro de água
Modo de preparo
Colocar a água para ferver juntamente com as ervas. Depois deixar repousar durante cerca de 5 a 10 minutos, coar, adoçar, se necessário, com 1 colher (de chá) de mel e beber 3 a 4 xícaras do chá por dia, no intervalo das refeições.
Além deste remédio caseiro para pressão alta, o indivíduo deve fazer uma dieta pobre em sal e praticar exercício físico regularmente, como caminhada de 30 minutos cerca de 3 vezes por semana.
Atenção: Estes chás são contraindicados na gravidez, amamentação e para indivíduos com problemas na próstata, gastroenterite, gastrite ou úlceras no estômago.

http://www.tuasaude.com/cha-de-ervas-para-pressao-alta/

ALIMENTOS QUE BLOQUEIAM O EXCESSO DE SÓDIO NO CORPO

CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE BLOQUEIAM O EXCESSO DE SÓDIO NO CORPO
Publicado em 07 de Fevereiro  de 2013
 por Leticia Maciel 

O excesso de sal no corpo está associado a mortes por infarto e AVC. Conheça os alimentos saudáveis que eliminam o excesso de sódio no corpo.

BANANA PRATA
Açãoneutraliza o excesso de sódio.
Como age: seu potássio estimula a excreção do sódio pela urina e aumenta a vasodilatação e a circulação sanguínea.
Quanto consumiradultos devem ingerir 4,7 g de potássio por dia. Cada banana prata fornece cerca de 358 mg.
Forma de consumir: invista no doce de banana como sobremesa. Cada 100 g possui 518 mg de potássio.
Nota: Para diversificar a oferta de vitaminas, alie o consumo da banana com outras fontes de potássio, como inhame cenoura.

LINHAÇA
Ação: redução da pressão arterial.
Como age: a linhaça é rica em ômega 3, precursora de prostaglandina. Essa substância aumenta a excreção renal do sódio e melhora a vascularização.
Quanto consumir: 4 colheres (sopa) diárias de farinha de linhaça.
Forma de consumo: triture o grão no liquidificador para quebrar sua casca, que dificulta a absorção do ômega 3. Conserve a farinha na geladeira e a utilize em saladas, frutas etc.
Nota: Por ser rica em fibras, a linhaça também dá uma forcinha para quem quer emagrecer. E a      obesidade é justamente um dos fatores também associados à hipertensão.

SUCO DE UVA
Ação: reduz a pressão arterial.
Como age: é rico em polifenóis e resveratrol. Eles estimulam a produção do óxido nítrico, que induz à melhora da circulação.
Quanto consumir: 1 taça (240 ml) da bebida diariamente.
Forma de consumo: prefira o suco integral, e fuja das bebidas de caixinha, que têm açúcares e não contém bioflavonoides.
Nota: O suco de uva pode ser substituído pelo vinho tinto. A American Heart Association preconiza o consumo de ½ taça (120ml) por dia.

IOGURTE DESNATADO
Ação: previne a osteoporose.
Como age: o excesso de sal estimula a excreção do cálcio pela urina. O iogurte — apesar de conter cerca de 60 mg de sódio para cada 100 g — é rico em cálcio e repõe as perdas.
Quanto consumir: 1000 mg de cálcio/dia. Um pote tem 200 mg.
Forma de consumo: o cálcio só é fixado na presença de vitamina D, que é produzida pela exposição aos raios solares ou extraída, em menor grau, de peixes como salmão e bacalhau.
Nota: A Universidade de Hong Kong revelou que o consumo de cálcio reduz o risco de hipertensão, mas não se sabe como ele atua.

ÁGUA
Ação: previne cálculo renal.
Como age: a causa do cálculo renal é multifatorial. Mas se sabe que o excesso de sódio, aliado à baixa ingestão de líquidos, estimula o problema. A água evita que a urina fique concentrada, reduzindo o depósito de sedimentos nos rins.
Quanto consumir: aproximadamente 2 litros por dia.
Forma de consumo: ingestão abundante ao longo de todo o dia.
Nota: Quem tem tendência à pedra nos rins deve ficar atento ao consumo de água nos dias decalor, quando o fluxo urinário é reduzido e a urina fica mais concentrada.

MELANCIA
Ação: combate a retenção de líquidos.
Como age: 90% da melancia é água, e é essa a razão por que ela estimula os rins a eliminar os líquidos retidos.
Quanto consumir: três porções/dia (6 fatias, e 730 mg de potássio).
Forma de consumo: fruta in natura ou na forma de sucos.
Nota: evita a hipertensão, devido à presença de L-citrulinne envolvida na dilatação dos vasos sanguíneos.

LARANJA
Ação: anti-inchaço.
Como age: a retenção hídrica facilita o extravasamento de líquido para os tecidos, gerando edemas (inchaço). Por ser fonte de potássio, a laranja possui potencial diurético.
Quanto consumir: 1 copo (200 ml) é igual a 500 mg de potássio.
Forma de consumo: evite aquecer a laranja em molhos e caldas: há redução do potássio.
Nota: Passe longe dos sucos prontos. Os corantes e conservantes da bebida vêm turbinados com uma dose alta de sódio.

CEBOLA
Ação: melhora da circulação.
Como age: possui adenosina, substância que dilata os vasos e estimula o fluxo de sangue.
Quanto consumir: indica-se o consumo de 3 porções de legumes variados por dia. Uma porção equivale a uma unidade (50 g).
Forma de consumo: acrescente a cebola nas saladas. Isso porque seu cozimento também diminui os benefícios da adenosina.
Nota: A cebola também evita o acumulo de gorduras nas paredes das artérias, o que previne enfartos e derrames!

Texto: Leonardo Valle/ Fotos: Danilo Tanaka,Divulgação/Produção Janaina Resende/Adaptação:Letícia Maciel

http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/conheca-os-alimentos-que-bloqueiam-o-excesso-de-sodio-no-corpo/125/

Sódio na alimentação - o que pode provocar no corpo ao consumi-lo em excesso.

A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!
sábado, 10 de outubro de 2009

Sódio na alimentação
Consumir comida industrializada - do tipo instantâneo, bastando jogar água quente ou fria por cima do pó ou de cozimento vapt-vupt - tem o atrativo de facilitar a vida, no sentido de rapidez.
Mas será que esse tempo que supostamente "ganhamos", não será cobrado, de forma às vezes bem sofrida, mais adiante, pelo surgimento de doenças (desequilíbrios)?É o caso das sopas prontas: basta verificar as prateleiras dos supermercados e constatar a enorme variedade de marcas, sabores, ingredientes, sendo que algumas apresentam o rótulo de "natural"... É uma tentação, concordo - uma refeição "saudável e saborosa", feita em alguns minutos! Mas atenção, é mais uma das armadilhas da indústria alimentícia.

Veja porque:

Elas estão salgadas demais!


Um prato de sopa industrializada pode ter até a metade da dose diária de sódio recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Uma pesquisa do Idec (Instituto Braisleiro de Defesa do Consumidor) com 42 sopas prontas, entre desidratadas, instantâneas e congeladas de 18 marcas, mostras que quase 20% delas têm sal em excesso, o que comprovadamente é perigoso para a saúde.
Segundo a Anvisa, um adulto deve consumir até 2.400 mg de sódio por dia, o que equivale a 6 gramas de sal (sempre diminuo a "quantidade oficial" de consumo, porque eles apresentam um número que está no limite, no vermelho - então, seriam 4 gramas). Já a OMS recomenda 2 gramas, o equivalente a uma colher de chá.
Das sopas testadas pelo Idec, 8 estão acima desse limite (não vou relacionar quais, porque não sou favorável ao consumo de nenhuma delas). A quantidade de sódio declarada nos 42 rótulos analisados varia de 8 a 51% da recomendação diária para adultos. Se na mesma refeição forem consumidos, por exemplo, um pãozinho francês e uma colher de queijo parmesão ralado, a ingestão de sódio sobre para 28 a 71% da recomendação diária.
O excesso de sódio no organismo pode levar à retenção de líquido, ao aumento da pressão arterial e ao agravamento da hipertensão; para idosos, a ingestão deve ser mais controlada ainda, porque tendem a reter mais sódio e ficam mais sujeitas a desenvolver hipertensão.
Para crianças com menos de um ano, concordo com a indicação da Macrobiótica: nada de sal! O sal contrai e nessa fase da vida, a criança tem mais é que expandir, crescer. Além disso, é preciso dar às crianças a oportunidade de conhecer o verdadeiro sabor do alimentos. 

Fora o excesso de sal, a pesquisa do Idec observou também que as sopas têm baixos valores de proteínas, sendo pouco nutritivas e contêm realçadores de sabor - o famigerado "glutamato monossódico", um sal sintético descoberto no Japão no início do século passado que é utilizado em larga escala para realçar o sabor dos alimentos; sabe-se que essa substância age nos neurônios, o que provoca uma superexcitação nervosa - a consequência mais comum disso é a enxaqueca, mas acontece também a produção de radicais livres que matam neurônios cognitivos, causando problemas de memória.
Causa uma reação alérgica bem conhecida, chamada SRC (Síndrome do Restaurante Chinês, pois eles usam muito esse ingrediente na comida, apesar de ter sido uma invenção japonesa...) e acomete cerca de 5% da população (traz dor de cabeça e palpitação, entre outros sintomas).
Quando for consultar um rótulo de produto, cuidado, porque o GM usa "apelidos" para disfarçar sua presença: intesificador de sabor, proteina hidrolisada, extrato de malte e outros.
Da mesma forma, fuja dos cubinhos mágicos de galinha, carne ou legumes, igualmente uma fonte exagerada de sal e GM - qualquer pòzinho indicado para dar sabor ou realçá-lo, contém esses dois elementos em excesso e outros aditivos, igualmente prejudiciais.
Use e abuse das ervas, dos temperos verdes, do limão, do vinagre de arroz e de maçã - use, enfim, a criatividade e dispense mais tempo na cozinha do que no consultório médico!
E além disso, o sal usado nos produtos industrializados, é o SAL REFINADO.
Procure usar o SAL MARINHO na sua alimentação diária: é obtido pela evaporação da água do mar, o que o torna mais puro e não passa pelo processo de refinamento.
Tem uma coloração mais escura e o sabor menos salgado do que o refinado (talvez, por esse motivo, no início da mudança você use uma quantidade maior de sal, até encontrar a medida correta).
Por não ser refinado, o sal marinho contém os microminerais que são removidos durante o processo do refino, inclusive o iodo (aproximadamente 84 minerais são eliminados nesse processo).

 http://cozinhanatureba.blogspot.com.br/2009/10/sodio-na-alimentacao.html

Dossiê do sal - muito interessante e esclarecedor.

Saiba por que é preciso consumi-lo com moderação e conheça diferentes versões do condimento
Thaís Manarini, especial para o iG São Paulo

Sal: ele dá sabor e textura aos alimentos, mas não deve ser consumido em excesso
Usado para realçar o sabor das refeições e conservar produtos alimentícios, o sal se encontra hoje no banco dos réus. A acusação? Levar a pressão arterial às alturas e, assim, abrir caminho para uma série de complicações, como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, doenças cardiovasculares, entre outras. Ainda que as evidências estejam contra o condimento, condená-lo prontamente pode ser uma grande injustiça.
Loucos por sal
De acordo com Camila Torreglosa, nutricionista do Setor de Promoção à Saúde do HCor – Hospital Coração, de São Paulo (SP), o sal não deve ser abolido pois se trata da principal fonte de cloreto de sódio (mistura de cloro e sódio), um composto que consumido moderadamente não faz tanto mal assim.
Alternativas
·         Aprenda a comer com menos sal
·         Realce com ervas aromáticas
·         Sais exóticos e deliciosos
“O sódio é um mineral importante, responsável pelo equilíbrio hídrico do corpo.Além disso, ele participa de impulsos nervosos, contração muscular e transporte de moléculas entre nossas células”, afirma.
Para a profissional, o verdadeiro vilão é nosso paladar viciado na explosão de sabores criada com a evolução da indústria alimentícia, tornando-nos insensíveis ao gosto real dos alimentos fresquinhos.
Só para se ter uma ideia da encrenca, a nutricionista Rachel Zoccarato, da clínica Andrezza Botelho Nutrição Inteligente, da capital paulista, lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que a ingestão diária de sódio deve ser de 2 gramas, o que equivale à 5 gramas de sal de cozinha ou 5 colheres rasas de café. Mas nós, brasileiros, consumimos nada menos do que 12 gramas todo santo dia!
Como se controlar
De acordo com um estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2010 a quantidade de sódio encontrada em apenas uma porção de macarrão instantâneo com tempero é maior do que a recomendada para o consumo diário. Salgadinhos de milho e batata palha também entraram na lista de itens lotados com o mineral. Portanto, o primeiro passo para reduzir o consumo de sal é ficar de olho no rótulo dos alimentos antes de levá-los para casa.
Mas não é só isso: como se não bastasse o fato de os produtos industrializados estarem lotados de sal, uma boa parcela da população ainda exagera durante as refeições, temperando os pratos com incontáveis pitadas. Camila alerta: esse hábito precisa ser modificado.
“É importante cozinhar os alimentos com pouco sal e preferir ervas naturais como temperos, como orégano, manjericão, alecrim, salsinha e cebolinha. Alho, cebola e limão também costumam deixar as preparações saborosas”, diz.
Versões diferentes
Esclarecida a questão do consumo consciente, é hora de conhecer algumas variedades de sal que ainda são pouco populares. Algumas delas (como o sal light e o Rosa do Peru) merecem destaque por contarem com um teor reduzido de sódio em relação ao sal comum. Confira: refinadogrosso,lightrosa do Himalaianegrohavaianomarinhodefumadorosa do Peru e flor de sal.
REFINADO
Chamado popularmente de “sal de cozinha”, ele é extraído da água do mar por meio de um processo de evaporação e, depois, refinado. Formado por cloreto de sódio (mistura de cloro e sódio), ele é muito usado no dia a dia como condimento, realçando o sabor dos alimentos, e também como conservante.
De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório incluir iodo ao sal. A medida tem como objetivo evitar que a população apresente deficiência desse mineral, responsável por prevenir problemas como bócio e cáries. Em 1g há 400mg de sódio.
GROSSO
Trata-se do produto bruto da cristalização da salmoura concentrada vinda da água do mar. Ao contrário do sal comum, ele só passa pelo processo de extração, ou seja, não é refinado. Por isso, seus grãos são grandes e disformes.
Ele pode ser moído ou utilizado em cristais mesmo (neste caso, é muito requisitado para temperar carnes para churrasco). Só é preciso tomar cuidado para não deixar a preparação muito salgada! Vale dizer que a composição química do sal grosso é a mesma do sal comum. Em 1g de sal grosso há 400mg de sódio.
LIGHT
Comparado ao sal comum, tem menor teor de sódio. É composto por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Ao contrário do que o nome sugere o condimento não é indicado para quem deseja emagrecer, e sim àqueles que têm restrição em relação ao consumo de sódio (como indivíduos com pressão alta).
Por outro lado, deve-se lembrar de que ele não é uma boa pedida para pessoas com problemas nos rins, já que o aumento da ingestão de potássio pode causar um acúmulo do mineral no organismo, elevando o risco de complicações cardiovasculares. De gosto mais amargo, pode ser utilizado da mesma forma que o sal comum. E atenção: apesar de ter menos sódio, não vale exagerar nas pitadas. Em 1g de sal light há 197mg de sódio.
ROSA DO HIMALAIA
Está localizado aos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar. Considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, fica depositado a centenas de metros de profundidade. Tem quase metade de sódio encontrado no sal comum e é muito rico em minerais (são mais de 80), tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro.
Por causa desses compostos, os cristais ganham um tom rosado e um sabor com toque metálico agradável e suave. Pode ser empregado em carnes, aves e peixes, além de saladas e legumes. Também cai muito bem na finalização e decoração de alguns pratos. Em 1g de sal Rosa do Himalaia há 230mg de sódio.
NEGRO
Trata-se de um sal não refinado procedente da Índia. Por conta de compostos de enxofre presentes em sua composição tem um forte sabor sulfuroso. Outra coisa que chama a atenção é a cor cinza rosada, que evidencia sua origem vulcânica.
Além de compostos sulfurosos, o sal negro é formado por cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro. Pode temperar receitas com carne, aves e peixes e também ser utilizado na finalização de pratos. Em 1g de sal negro há 380mg de sódio.
HAVAIANO
Essa variedade de sal não é refinada e tem uma coloração avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro. De sabor suave, pode ser acrescentada a várias receitas, como saladas, massas, grelhados e aves. Tem quase a mesma quantidade de sódio encontrada no sal comum. Portanto, nada de mão pesada no saleiro!
Em 1g de sal Havaiano há 390mg de sódio.
MARINHO
Comparando quimicamente, o sal refinado e o marinho (também chamado de sal Azul) são iguais, ou seja, ambos são formados por mais de 99% de sódio. A principal diferença entre eles está no formato dos grãos: enquanto o primeiro é refinado para passar pelo buraco do saleiro facilmente, o segundo passa por um refinamento mais rústico, resultando em grãos irregulares (não tanto quanto os do sal grosso).
Essa particularidade faz com que o sal marinho gere uma “explosão de sabor salgado” na língua.
Assim como o sal de mesa, ele pode temperar carnes, aves, peixes, verduras e legumes, realçando o sabor desses alimentos. Como a quantidade de sódio é alta, deve ser usado com muita moderação.
Em 1g de sal marinho há 420mg de sódio.
DEFUMADO
Existem diversos tipos de sais defumados. O francês, por exemplo, é produzido com cristais de flor de sal. Os sais são defumados lentamente, em fumaça fria resultante da queima de ripas de barris de carvalho usados no envelhecimento de vinho Chardonnay. Já o dinamarquês é feito segundo a tradição Viking. Isto é: após a evaporação da água do mar, o sal é seco em recipiente aberto sobre fogueira fumacenta feita com galhos de madeiras aromáticas, como carvalho e cerejeira.
Há ainda sais defumados de outros países, produzidos por defumação comum em fumeiros com madeiras. É possível também adicionar aromatizantes artificiais de fumaça e corantes de caramelo a cristais comuns de sal refinado ou grosso. No entanto, o sabor não fica tão delicado como o dos sais defumados de forma natural. Pode ser utilizado com carnes, peixes, saladas e também em coquetéis como o Bloody Mary. Em 1g de sal defumado há 395mg de sódio.
ROSA DO PERU
Tem como origem um oceano muito antigo que secou e ficou preso nos subterrâneos das montanhas no Vale Sagrado dos Incas. É colhido manualmente, tem um índice de umidade elevado, sua coloração é rosa clara e o sabor, forte. Quando comparado aos outros tipos de sal, é o que apresenta um dos menores teores de sódio.
Utilizado em um prato típico do Peru, o ceviche, também pode temperar aves, peixes, entre outras receitas. Em 1g de sal Rosa do Peru há 250mg de sódio.
FLOR DE SAL
São os pequenos cristais retirados na camada mais superficial das salinas. Translúcidos, os grãos são conhecidos por conferir uma textura crocante às preparações. Essa variedade contém muito sódio, mas também carrega magnésio, iodo e potássio. Há vários tipos de flor de sal, sendo que o mais famoso é o da região de Guèrande, localizada no norte da França.
Para não perder sua capacidade de deixar os pratos crocantes, recomenda-se que seja adicionado após o preparo das receitas – ele combina perfeitamente com saladas. Em 1g de Flor de Sal há 450mg de sódio.
Fontes: Daiana de Souza e Signorá Konrad, professoras do curso de Engenharia de Alimentos da Unisinos (São Leopoldo, RS); Mariana Ávila Maronna, coordenadora de gastronomia do Centro Universitário Senac (Águas de São Pedro,SP); Rachel Zoccarato, nutricionista da clínica Andrezza Botelho Nutrição Inteligente (São Paulo, SP) e Camila Torreglosa, nutricionista do Setor de Promoção à Saúde do HCor-Hospital do Coração (São Paulo, SP).

http://saude.ig.com.br/alimentacao/dossie+do+sal/n1237998795957.html

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Beto - Uma homenagem a você

Beto, você se foi tão cedo para os braços de nosso Pai Celestial. Nos deixou muitas saudades. Porém, você será eternamente filho e  nosso irmão querido. Você sempre foi uma pessoa alegre, de bem com a vida, e, um grande coração. Sempre carinhoso com nossos pais e irmãos e todos da família. Se foi sem deixar um se quer uma parte de você conosco. Mas, Deus sabe todas as coisas. Apesar do   pouco tempo que você esteve aqui conosco, valeu toda uma eternidade. Te amamos para sempre/eternamente. Um dia todos nos encontraremos novamente na verdadeira morada.