terça-feira, 31 de julho de 2012

Grande verdade!

AMPLIE SUA VISÃO DIANTE DA VIDA!

SE VOCÊ QUER COMPREENDER MELHOR A VIDA E OS DESÍGNIOS DE DEUS LEIA O LIVRO DOS ESPÍRITOS, SUA VISÃO SE AMPLIARÁ DIANTE DA VIDA E DAS COISAS QUE NOSSA MENTE E NOSSA VISÃO NÃO ALCANÇAM POR SERMOS LIMITADOS. ESSE LIVRO AJUDA  A AMPLIARMOS NOSSOS CONHECIMENTOS DIANTE DA VIDA. ANADJA

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ciclista: 1,5m - Prof. Luiz Renato de Araújo Pontes

O Código de Trânsito Brasileiro determina que os veículos devem manter uma distancia mínima de um metro e meio das bicicletas. Esta distância permite uma segurança maior para o ciclista e para o motorista, evitando assim acidentes.
Na semana passada, o jovem ciclista, Rudolf Werner Junior, de 29 anos, carinhosamente conhecido por Rudi, filho do casal amigo, Wolff e Denize, sofreu um acidente grave. Ele é triatleta e foi atropelado durante um treino por um ônibus de responsabilidade da prefeitura da cidade de Cabedelo.
Este acidente revoltou a todos pela imprudência do motorista, certamente despreparado para conduzir aquele veículo. Segundo informações divulgadas pela imprensa, o motorista não estava habilitado para conduzir o veículo que transportava crianças. Esta informação precisa ser apurada pelas instituições competentes, como: o Ministério Público e o Detran. Caso as informações sejam confirmadas, os responsáveis devem ser punidos pela contratação do motorista. Não pode um gestor público contratar pessoas que possam colocar em risco a vida de crianças e de todos que circulam na cidade.
Ciclistas de todas as idades fizeram uma manifestação contra a insegurança no trânsito e em solidariedade a Rudi. Mais de 300 ciclistas se deslocaram do Portal de Intermares até a entrada da cidade de Cabedelo, local onde o acidente ocorreu. No local, foi feita uma oração pelo pronto restabelecimento do triatleta e reivindicaram também do poder público, entre outras: ampliação das ciclofaixas, mais ciclovias e políticas educativas.
Atualmente, na cidade de João Pessoa, os amantes e atletas deste esporte não têm espaços reservados para desenvolverem suas atividades. Eles treinam nas estradas, colocando em risco suas vidas, por condutores de veículos que não têm o menor respeito pela vida do seu semelhante. As poucas ciclovias que existem na cidade não têm manutenção, dificultando ainda mais a prática do ciclismo.
É importante que toda sociedade se una e exija das autoridades competentes políticas públicas que garantam a segurança de todos. Não podemos mais aceitar o descaso de nossos gestores com a vida das pessoas. No Brasil, os números divulgados de acidentes de trânsito são alarmantes.
Independente dos gestores públicos, você pode fazer a sua parte. Quando verificar um ciclista na estrada se distancie dele de no mínimo um metro e meio. Imagine que aquele ciclista pode ser seu filho, um parente ou um amigo. Você não gostaria de provocar um acidente em uma pessoa próxima a você.
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

Pois é, infelizmente temos uma dificuldade imensa de cumprir e respeitar Leis, normas, critérios, etc. Temos muitas campanhas educativas sobre os cuidados no trânsito, nos resta criar vergonha na cara e passar a  respeitar a vida das pessoas e a nossa própria vida. Quanto aos ciclistas, merecem sim respeito e espaços adequados. Aliás, devem mesmo serem até elogiados, bem como incentivar a prática deste esporte. Vou mais além, se as pessoas adquirirem o hábito de usar bicicletas para irem aos seus locais de trabalho, ou a qualquer outro lugar possível, estará contribuindo para a preservação do meio ambiente, pois haverá diminuição da poluição provocada pelos automóveis. Bem vindo ao futuro. Anadja

Eu curto e você?

domingo, 29 de julho de 2012

Eu apóio, e você?

Se um (a) jovem de 16 anos já pode votar, então pode ser responsável por seus atos. Apoiadíssiomo. Se concorda, divulgue, repasse. 

Eu apoio e você? Compartilhe essa causa!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Eleições limpas

 
Desde as primeiras eleições, após a abertura democrática no Brasil, que observamos a evolução do processo eleitoral em todos os sentidos: comportamento do eleitor, comportamento do político, atuação dos Tribunais Regionais Eleitorais, organização de campanha, enfim, mudanças importantes para termos eleições civilizadas, embora tenham ainda um longo caminho a percorrer.
As eleições no Brasil, que para uns era uma festa democrática, não passava de um grande tumulto. Carreatas patrocinadas pelos partidos políticos, arregimentando carros de todas as maneiras, para mostrar ou tentar impressionar os eleitores e os adversários. Os comitês distribuíam vales gasolina para quem tivesse disposto a seguir a carreata. Tinha proprietários de carros que participavam de todas as carreatas, não importava quem era o candidato, o importante era encher o tanque de gasolina, e durante a carreata davam uma escapulida.
No dia da eleição, o tumulto era ainda maior, carros contratados a disposição dos candidatos percorriam toda cidade, em alta velocidade, levando e trazendo os eleitores para votarem. Alguns eleitores só tinham o direito à ida, quando procuravam os carros para retornarem para as suas casas, esses já tinham desaparecido. O eleitor perdia a sua importância, após já ter votado.
O local de votação tornava-se um inferno. Cabos eleitorais abordavam as pessoas desde a chegada, indo levar o eleitor até quase dentro da cabine eleitoral. Era um desrespeito total com as pessoas, além do constrangimento causado pelas abordagens muitas vezes agressivas. Sem falar na sujeira que eles deixavam. Espalhavam santinhos, papeis com a foto e o numero do candidato, por todos os lados, numa verdadeira agressão a cidade e ao meio ambiente.
Havia também o comercio dos muros das residências. Aquelas residências que estavam bem localizadas, os muros tinham um valor maior no mercado eleitoral e eram bastante concorridos. Os postes também eram outros lugares bem concorridos, praticamente todos os candidatos colavam suas propagandas ali. No outro dia da eleição, a cidade estava toda emporcalhada de propagandas políticas pelo chão, postes e muros. Você via uma cidade verdadeiramente suja.
Como inovações apareceram os showmicios, outra agressão. Bandas contratadas tiravam o sossego dos moradores da região, ninguém conseguia dormir.
O processo eleitoral foi evoluindo, e nas eleições, certos abusos foram desaparecendo. Esperamos, agora, que o eleitor tenha evoluído, votando em candidatos que sejam honestos e competentes. Só assim teremos uma eleição verdadeiramente limpa.
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

Temos que considerar e reconhecer a relevancia desses avancos muito bem citados e avaliados no artigo acima. Agora espero que ocorra mais duas mudancas nas proximas eleicoes: Um canal de TV exclusivo para propagandas eleitorais onde o cidadao eleitor fique a vontade para optar se quer assistir ou nao em determinado dia e hora; e o voto facultativo onde o cidadao leitor esteja a vontade para decidir se quer votar ou náo. (neste pequeno texto est[a faltando alguns acentos, devido a um problema no teclado do meu PC).
Anadja

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Meu divisor de águas

Divisor de águas
Tenho experienciado fatos que jamais esperei enfrentar na vida. Momentos de desepero por conhecer os detalhes que envolve as relações, por isso de certa forma ser imparcial diante da clareza das minhas percepções. Ficar entre a cruz e a espada, o que fazer? me escondi num cantinho, sem querer falar com ninguém, qualquer lugar para mim era ruim, eu só queria meu cantinho para nele ficar até a chuva passar. Não sabendo o que fazer, não fiz nada e deixei que as coisas tomassem seu rumo natural. De alguma maneira, sempre tentei interferir nas coisas objetivando amenizá-las, torná-las mais leves, mas, desta vez não consegui. Sinto medo do amanhã, de mudar nessa altura de minha vida, medo de me tornar estorvo na vida das pessoas que amo, medo de abandonar meu cantinho. Descobri que em muitas coisas acontecidas, fatos ocorridos tenho boa parcela de culpa, responsabilidade, mas, também compreendi que nunca me escutaram de verdade! nunca tentaram entender meu modo de pensar, agir e ver as coisas, nunca se esforçaram verdadeiramente para fazer dar certo. Era eu e eu, e então a corda quebrou. Hoje, sinto vontade de gritar, chorar, morrer, fugir, xutar o pau da barraca...... mas, tenho escutado muito: recomeçar é importante, dar tempo ao tempo, tudo vai acabar bem, tenha fé e ore a Deus..... então me aquieto em nosso mestre Jesus e em Deus nosso criador. Me sinto as vezes injustiçada, as vezes culpada, revoltada, pois nada aconteceu ainda como eu gostaria: sempre quis viver com minha família em paz, harmonia, respeito, alegria, sempre acreditei que as pessoas podem ver o mundo com mais leveza, mais tolerância,  ledo engano o meu..... Não sei quanto ao amanhã. As vezes desacredito e as vezes tenho fé que ainda viveremos assim, como nos meus sonhos. Por ora, sinto uma dor na alma, estou longe de pessoas que amo. Parece até que tudo que fiz durante a vida nada restou, nada prestou, só sobreviveram a mágoa, o rancor, a intolerância, o radicalismo, a indiferença, sentimentos estes que acredito estar presentes na alma daqueles que amo. Estou vivendo num divisor de águas onde me restam dois caminhos: ou afundar nas minhas lágrimas e sucumbir, sumir, finalizar ou, levantar, renascer das cinzas,  juntar os caquinhos e recomeçar, desta vez com todos os cuidados para não cair nos mesmos erros. Quem sabe, no futuro, talvez eu veja meu sonho de família feliz realizado. No mais, continuo no meu cantinho.
Beija Flor

O valor dos pais


 O valor dos pais!

Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa. Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última, tomando a última decisão. O diretor descobriu, através do currículo, que as suas realizações acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima. O diretor perguntou, "Tiveste alguma bolsa na escola?" O jovem respondeu, "nenhuma". O diretor perguntou, "Foi seu pai quem pagou as suas mensalidades ?" o jovem respondeu, "O meu pai faleceu quando eu tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."
O diretor perguntou, "Onde trabalha a sua mãe?" - e o jovem respondeu: "A minha mãe lava roupa." O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas.
O diretor perguntou, "Alguma vez ajudou sua mãe lavar as roupas?" - o jovem respondeu: "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu."
O diretor disse, "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltar, vá e limpe as mãos da sua mãe e depois venha ver-me amanhã de manhã."
O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou em casa, pediu, feliz, à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou estranho, estava feliz, mas com um misto de sentimentos e mostrou as suas mãos ao filho. O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe estavam muito enrugadas e havia demasiadas contusões nas suas mãos. Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpava com água.
Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro. Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe. Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo. Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.
O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou, "Diz-me, o que fez e que aprendeu ontem em sua casa?" O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram."
O diretor pediu, "Por favor, diz-me o que sentiu." O jovem disse "Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma relação familiar." O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Está contratado." Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como equipe. O desempenho da empresa melhorou tremendamente.
Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis se desenvolverá mentalmente e sempre se colocará em primeiro. Ignorarará os esforços dos seus pais e quando começar a trabalhar, assumirá que todas as pessoas o devem ouvir e quando se tornar gerente, nunca saberá o sofrimento dos seus empregados e sempre culpará os outros. Para este tipo de pessoas, que podem ser boas academicamente, podem ser bem sucedidas por um tempo, mas eventualmente não sentirão a sensação de objetivo atingido. Irão resmungar, estar cheios de ódio e lutar por mais. Se somos esse tipo de pais, estamos realmente a mostrar amor ou estamos a destruir o nosso filho?
Pode-se deixar seu filho viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano e ver televisão num grande TV em plasma. Mas quando cortar a grama, por favor, deixe-o experienciar isso. Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs. Deixe-o guardar seus brinquedos e arrumar sua própria cama. Isto não é porque não tem dinheiro para contratar uma empregada, mas porque o quer é amar e ensinar como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o quão ricos os seus pais são, pois um dia ele irá envelhecer, tal como a mãe daquele jovem.
A coisa mais importante que os seus filhos devem entender é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade e aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas. Quais são as pessoas que ficaram com mãos enrugadas por mim?
O valor de nossos pais ...
Um dos mais bonitos textos sobre educação familiar que já li. Leitura obrigatória para nós pais e, principalmente, para os filhos.




terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasil primitivo - Prof. Luiz Renato

 Infelizmente tenho que concordar com o artigo abaixo. Numa abordagem diferente, tenho postado algumas reflexões e opiniões sob minha ótica. Realmente está muito difícil viver em nosso País, principalmente pela falta de sugarança e o aumento da violência gerada por bestas fera. Anadja

"O povo brasileiro tem uma característica importante, que é a facilidade de se aproximar e conversar com as pessoas que estão em volta, como se fossem amigos de longas datas. Esta semana, ao me deslocar ao centro da cidade de João Pessoa, para comprar um objeto que eu estava precisando, tive a oportunidade de conhecer uma pessoa que estava na loja, e antes da vendedora nos atender, falamos sobre diversos assuntos da atualidade. Em um determinado momento meu “neo-amigo” disse: olha meu caro, o Brasil é um país primitivo.
A afirmação que o Brasil é um país primitivo me deixou intrigado. Tentei argumentar que o nosso país está entre as seis potências econômicas do mundo. Avançamos muito na questão social, embora ainda se tenha muito que fazer. O Nordeste, que era uma região problema, nos últimos anos, foi à região que mais cresceu. Enfim, o Brasil é outro país, tem uma nova cara. Para minha surpresa, o meu interlocutor concordou com tudo, fazendo apenas uma ressalva.
Segundo ele, é inquestionável que o Brasil avançou. Ninguém de sã consciência pode dizer o contrário. A não ser que seja uma discussão política entre situação e oposição. Para a situação tudo está bom, para a oposição nada presta. Mas, no Brasil, geralmente, se você prestar atenção, as pessoas não dialogam para resolver as suas diferenças. Parte-se sempre para a brutalidade. Por qualquer coisa puxa-se uma arma, seja um revolver, uma faca, enfim, o que tiver carregando no momento. Uma discussão que poderia ser resolvida de forma civilizada termina em agressão física.
Depois dos argumentos do meu neo-amigo. Fiz uma retrospectiva sobre a violência no Brasil. Inúmeras pessoas já morreram em uma discussão no trânsito. Motoristas carregam armas em seus veículos sem nenhuma necessidade. Se a arma não estivesse ali presente, com certeza não teria morte, levando infelicidade para a família do “criminoso” e para a família da pessoa atingida.
Existe brutalidade maior que uma pessoa, não importando a idade, ser agredida nas ruas por bandidos que levam os seus pertences. Verdadeiras feras soltas no meio da sociedade. Um país onde certas pessoas não têm vergonha de serem presas por corrupção. Ao contrário acham que são mais espertos que os outros.
Enfim, conclui dizendo para meu interlocutor: o Brasil não é um país primitivo. É um país de feras, onde a bestialidade prevalece".
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Água antes de dormir!


ECA: 22 anos! temos mesmo o que comemorar?


Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA!!
Hoje comemora-se 22 anos do ECA. Em João Pessoa teremos atividades comemorativas e acredito que em outros lugares também. Mas, temos mesmo o que comemorar? Cresce cada vez mais o número de menores e adolescentes envolvidos em roubos, assassinatos, drogas....sem falar na quantidade de agressões sofridas por professores por alunos adolescentes. Será mesmo que o ECA está conseguindo cumprir seu papel na nossa sociedade? Acredito e sei que o ECA teoricamente é um instrumento de defesa da cidadania voltado a criança e adolescente, mas, será mesmo que ele dá conta da nossa realidade brasileira? Sei não viu? Tanta impunidade, Leis brandas  e protecionismo faz mesmo bem a nossa sociedade? Temos mesmo o que comemorar? Será que está na hora de tirarmos a venda dos nossos olhos? Enquanto alguns  políticos se digladiam  em Brasília nas CPIs da vida, enquanto rola as farras com dinheiro público, cresce a violência, criminalidade, (crimes absurdos, hediondos). É visível  a falta de respeito e cumprimento  a alguns  princípios básicos constitucionais como: o direito  a vida, a liberdade,  a segurança e a saúde (refiro-me a saúde como qualidade de vida) da sociedade brasileira. Hoje, o cidadão que cumpri com seus deveres perante as Leis, paga impostos, gera emprego estão a mercê da impunidade. Até quando vamos conseguir viver assim? Anadja

terça-feira, 10 de julho de 2012

PARA REFLETIRMOS!!!!

"AGIR PARA COM OS OUTROS COMO QUERÍAMOS QUE OS OUTROS AGISSEM  PARA CONOSCO". - O HOMEM ENCONTRA NESTE PRINCÍPIO A REGRA UNIVERSAL DE CONDUTA PARA AS SUAS MENORES AÇÕES.

O HOMEM QUE CONSIDERA A SUA RAZÃO INFALÍVEL ESTÁ BEM PERTO DO ERRO; MESMO OS QUE TÊM AS IDEIAS MAIS FALSAS SE APOIAM SOBRE A SUA RAZÃO E É EM VIRTUDE DISSO  QUE REJEITAM  TUDO O QUE LHES PARECE IMPOSSÍVEL. OS QUE OUTRORA REPELIRAM AS ADMIRÁVEIS DESCOBERTAS DE QUE A HUMANIDADE SE HONRA, FAZIAM TODO APELO A ESSE JULGAMENTO PARA AS REJEITAR.

AO QUE SE CHAMA RAZÃO, FREQUENTEMENTE, NÃO É SENÃO ORGULHO DISFARÇADO, E QUEM QUER QUE SE CREIA INFALÍVEL SE COLOCA COMO IGUAL A DEUS. DIRIGIMO-NOS, POIS, ÀQUELES QUE SÃO BASTANTE SÁBIOS PARA DUVIDAR DAQUILO QUE NÃO VIRAM, E QUE, JULGANDO O FUTURO PELO PASSADO, NÃO CREIAM QUE O HOMEM TENHA ALCANÇADO SEU APOGEU, NEM QUE A NATUREZA TENHA VIRADO PARA ELE A ÚLTIMA PÁGINA DE SEU LIVRO.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

NOTICIA TRISTE DA POLITICA NACIONAL

Recebi hoje em meu e-mail e estou Repassando........
 
1 MINUTO DE SILÊNCIO!
 
Ontem, os deputados federais mostraram a cara e não votaram o projeto de lei FICHA LIMPA.
Para quem não sabe, ontem, foi rejeitada a votação, na Ordem do Dia da Câmara Federal, o Projeto de Lei FICHA LIMPA, que impede a candidatura a qualquer cargo eletivo, de pessoas condenadas em primeira ou única instância ou por meio de denúncia recebida em tribunal - no caso de políticos com foro privilegiado - em virtude de crimes graves, como: racismo, homicídio, estupro,homofobia, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas.
A IMPRENSA FOI CENSURADA E ESTÁ IMPEDIDA DE DIVULGAR ! PORTANTO, VAMOS USAR A INTERNET,PARA DAR CONHECIMENTO AOS OUTROS 198.000.000 DE BRASILEIROS QUE OS DEPUTADOS FEDERAIS TRAÍRAM O POVO!
Espalhe esta notícia; segundo dados, uma mensagem da internet enviada a 12 pessoas, no fim do dia chega a 30.000 usuários. Vamos espalhar!
 
 

domingo, 8 de julho de 2012

“Medo da violência” é o tema debatido nesta semana pelo Prof. Luiz Renato


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou uma pesquisa de opinião pública sobre a reação dos brasileiros com relação à violência no país. Nesta pesquisa, a Região Nordeste é a que mais teme a violência. 
 
O brasileiro há muito tempo vive sob uma constante tensão com relação à violência, embora muitas vezes não perceba. Comprovei esse fato comigo mesmo.
Em 1987, estava acabando de chegar a Nancy, uma cidade universitária e tranquila da França, para passar uma temporada. Fui morar num bairro onde já habitavam outros brasileiros, e algumas vezes nos reuníamos pra trocar ideias e falar dos acontecimentos no Brasil. Certo dia, ao retornar, às 21h, para meu apartamento, a pé, bastava atravessar um parque e já estava em casa, fui abordado por duas pessoas que estavam paradas dentro de um carro. No primeiro momento, pânico geral, me veio à sensação que iria ser assaltado. Nem que eu quisesse correr, não conseguiria. Depois veio o alívio, aquelas pessoas queriam apenas saber onde ficava uma determinada rua. Foi ai que percebi como, nós brasileiros, vivemos constantemente com medo da violência, refletindo na nossa qualidade de vida.
Naquela época, a violência era mais concentrada no sudeste do país, sobretudo, Rio de Janeiro e São Paulo. No Nordeste, a violência maior era em Recife. Na nossa capital da Paraíba, João Pessoa, comentava-se que era um paraíso. Podia-se andar a pé pela cidade, a qualquer hora, nada acontecia.
Segundo a pesquisa do Ipea, esse quadro mudou. A violência bateu a porta dos nordestinos e, consequentemente, aumentou o medo da violência na nossa região, com relação às outras regiões do país.
O alto índice de violência na região sudeste, com repercussão, entre outras, no turismo, afetando assim a economia da região, obrigou aos governos estaduais e federal a atuarem em parecerias de forma mais efetiva. O Estado subiu o morro com ações sociais para aquelas comunidades e repressão aos traficantes de drogas. Resultado, atordoados, a bandidagem procurou outras modalidades de atividades na própria região, como arrastões nos restaurantes, ou continuaram atuando no tráfico, agora no Nordeste.
O Nordeste, com alto índice de pobreza e corrupção, passou a ser o paraíso da bandidagem, sobretudo, o tráfico de drogas. Todos os dias a imprensa noticia a mortes de jovens envolvidos no tráfico, além da prisão de traficantes que deixaram de atuar no sudeste para vir atuar no nordeste.
É preciso urgente ações mais efetivas dos governos estaduais da nossa região, conjuntamente com o governo federal. Caso contrário, os nordestinos não só irão aumentar o medo da violência, mas ficarão enclausurados em suas próprias casas.
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

O artigo acima retrata a pura realidade do nosso País, ressalto apenas que na verdade já faz tempo que vivemos enclausurados em nossas casas, com nossa liberdade confiscada. 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Moralidade pública - Prof. Luiz Renato

Enquanto a farra dos desvios de dinheiro público continua acontecendo, enquanto pessoas que depredam o dinheiro público esbanjando riquezas e ostentações, a exemplo da esposa do tal Cachoeira que falou numa entrevista em um programa de TV que gastou R$ 500,000,00 para mobiliar e reformar uma casa que morou apenas 03 meses. eu uma trabalhadora honesta, estou sem dinheiro para arcar com as minhas despesas básicas (comida mesmo) durante o mês de julho. O que recebi de salário mal deu para pagar algumas despesas básicas. Além disso estou com 04 pessoas desempregadas e só eu trabalhado para o sustento de minha família. E olhem que eles já entregaram currículos em tudo que é lugar aqui em João Pessoa. Isso é revoltante, cada vez mais percebo que só tem vez neste País os desonestos!!!!!! Anadja

Moralidade pública

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do ex-senador paraibano, Roberto Cavalcanti, que estende os princípios da lei ficha limpa para o preenchimento de cargos públicos, tanto efetivos quando comissionados. Entretanto, a matéria ainda terá que passar por dois turnos de votação no plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
A iniciativa do ex-senador Roberto Cavalcanti foi bastante louvável, e tem o apoio de toda sociedade brasileira, haja vista que as instituições públicas brasileiras têm sido o alvo para pessoas desonestas desviarem recursos para si e seus apadrinhados. Verdadeiras quadrilhas criminosas espalhadas pelo país inteiro, formada por “empresários”, “políticos” e “agentes públicos”, têm sido desbaratadas por ações conjuntas do ministério público e polícia federal. O que observamos é que a cada escândalo e farra com o dinheiro público descoberto um novo escândalo estoura em outro Estado ou mesmo em outro setor da administração pública.
Estamos acompanhando pela mídia a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), intitulada a CPI do Cachoeira. Esta CPI analisa o provável envolvimento do empresário Cachoeira com parlamentares e funcionários públicos que se utilizavam do tráfico de influência para transferência de recursos em benefícios próprio. As facilidades de como essas pessoas operam é impressionante, além do cinismo de alguns envolvidos no processo. Tudo é feito na certeza da impunidade no nosso país. Nesse caso, até um Senador, Demóstenes Torres, considerado o paladino da moralidade, é acusado de ser a ponte de Cachoeira com os setores e órgãos do governo.
Aqui na Paraíba novamente o Estado passou a ser notícia em todos os telejornais do país inteiro com mais um novo escândalo envolvendo agentes públicos, prefeitos e secretários, presos por envolvimentos com desvio de dinheiro público. A operação intitulada Pão e Circo, em função da utilização de eventos festivos para desvios de recursos, teve como saldo a prisão de três prefeitos e vários funcionários públicos que ocupavam cargos comissionados.
Apesar de todas essas ações espetaculares do Ministério publico e Polícia Federal as pessoas envolvidas são presas por uns dias e depois voltam a desfilar na sociedade, esbanjando riquezas com o dinheiro desviado.
A ficha limpa para o servidor é um passo importante na moralidade pública; todavia, precisamos de punições mais duras contra os depredadores públicos.
Luiz Renato de Araújo Pontes
É Professor e Pesquisador da UFPB e Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB.

Uma história real

Enquanto a farra com os desvio de dinheiro público acontece no País, leiam a situação de uma mulher que conheço, uma senhora de 60 anos, ela pediu para escrevermos esta carta e enviá-la a um programa de TV: Anadja
 20 de junho de 2012

Venho por meio desta carta  falar um pouco da minha história. Antes de falar  quero dizer que estou confiante  que Deus ouvirá minhas orações. Me chamo Iraci, tenho 60 anos, sou uma pessoa sofrida nesta vida. Sou órfã de pai e mãe, fui criada por pessoas desconhecidas desde os meus seis meses de idade. Nunca conheci meus pais biológicos até hoje. Sempre trabalhei a vida toda na casa dos outros como doméstica, mas nunca contribui para minha aposentadoria por que só recebia o suficiente para sobreviver. Nunca tive carteira de trabalho assinada. Não sou aposentada e nem tenho idade ainda para ter direito ao benefício para idosos. Vivo de favor hoje na casa de uma senhora de idade que tem 70 anos, cuido dela e de seu esposo que tem a mesma idade. Tenho 04 filhos mas, nenhum vivi comigo, dos 04 criei 02 pois não tive  condições de criar todos. Não recebo nem um pouco de atenção dos filhos. E nem me ajudam. Vivo muito doente com artrite, osteoporose, reumatismo e já não estou mais conseguindo trabalhar. Moro num cantinho da casa do casal que cuido como forma de pagamento pela morada. A casa do casal também é alugada. A 10 anos atrás vivi com um homem onde tive uma filha, a relação não deu certo uma vez que o pai da minha filha era muito ignorante e vivia me maltratando. Me separei e fiquei com minha filha numa casa que ele comprou e deixou para a filha. Para criar a menina eu vivia na casa dos outros trabalhando diariamente. Quando a minha filha se tornou adolescente ela me colocou para fora da casa, foi ai que fui morar com o casal que falei.  Me sinto infeliz e sozinha no mundo. Então, com a ajuda de uma família que sempre me acolhe, conhece minha história e sempre me ajuda como pode, resolvi escrever esta carta.  Venho pedir uma ajuda, que pela misericórdia de Deus nosso pai você possa conseguir  uma casa para mim. Estou desesperada, não tenho terreno,  e nem condições  de comprar um.  O tempo está passando e tenho muito medo do meu futuro,  do que será de mim. Pelo amor de Deus, peço sua ajuda, que você tenha piedade de mim e me dê uma casa para eu morar, pois vivo pela casa de estranhos. Quanto aos  meus parentes não sei quem são, até mesmo porque não conheci nem meus pais verdadeiros.  Agradeço de coração se o senhor (a) fizer isto por mim por que sofro muito e choro todos os dias por não ter se quer um teto para morar. Eu tendo um teto seguro para morar, vou fazendo bico aqui e ali para meu sustento. Muito obrigada por sua atenção e que Deus o abençoe.
Telefone fixo para contato é da família que sempre me apóia e me ajudaram a escrever esta carta. Qualquer coisa pode falar com Dona Zilma ou Adriana e o e-mail e o celular é da outra filha que te mandou esse e-mail por mim, o nome dela é Anadja. Pode entrar em contato com essas pessoas se eu tiver o merecimento de você ler esta minha história.

domingo, 1 de julho de 2012

Elis Regina e João Bosco

Estas são as músicas da minha vida toda. Gosto de muitas outras, mas, estas sãos especiais para mim.



Apesar das minhas imperfeições e por causa delas, esta música me fez refletir sobre a importância de meus pais, de meus filhos e de como pai e mãe só mudam de endereço.